pube
Geral

Alunos de Iúna são orientados sobre sementes coletadas

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Barros Horsth,...

por Redação Conexão Safra

em 08/10/2015 às 0h00

3 min de leitura

pube

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Barros Horsth, localizada na Comunidade de São João do Príncipe, em Iúna, foram orientados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) sobre sementes coletadas em propriedades rurais. O acompanhamento faz parte do início de um projeto de construção de viveiro para produção de mudas nativas, fruto de uma parceria entre o Incaper, a escola e a ONG Henrique Real.


O engenheiro florestal do escritório do Incaper em Iúna, Gabriel Graciliano Guzzo Rosa, coletou sementes de cinco espécies diversificadas em uma propriedade no município que é assistida pelo Incaper e, em seguida, explicou sobre os métodos de processamento. São elas: capixingui, jacarandá branco, jacarandá da Bahia, açoita-cavalo e ingá.


De acordo com Gabriel, o objetivo é produzir mudas para recomposição de áreas de preservação permanente na zona rural. “Além disso, o projeto também tem caráter educacional porque envolve os alunos da escola e sua família, que irão conhecer as espécies, estudar a germinação, o valor ecológico e econômico e em que áreas podem ser plantadas, podendo produzir um material para consulta no formato de cartilha ou livro ”, completou.


No primeiro momento, o Incaper elaborou o projeto de dimensionamento do Viveiro e custos do projeto e atualmente acompanha o projeto na parte técnica. A ONG ficará com a parte de implementação do viveiro e irá ajudar no preparo do substrato e enchimento das sacolas, sob orientação do engenheiro do Incaper Gabriel Rosa.


Alguns métodos de processamento


A semente de ingá precisa ser despolpada antes de ser colocada para germinar, o jacarandá da bahia deve ser descascado, o jacarandá branco é a semente que possui o fruto de casca dura e deve ser lixado para facilitar a entrada da água e, por fim, o Capixingui precisa ser coletado maduro e colocado para secar até o fruto expulsar as sementes.


Germinação: as sementes com baixas taxas de germinação devem ser semeadas na sementeira enquanto as sementes com boa taxa de germinação podem ser semeadas direto na sacola.


Armazenamento: existem sementes em recalcitrantes e ortodoxas, o Ingá de metro é uma semente recalcitrante e por isso é difícil de ser armazenada porque ocorrem danos ao ser secada, assim como as sementes da palmeira juçara. Já o jacarandá branco e o bahia, são ortodoxos e permitem ser secados e armazenados facilitando o manejo de produção de mudas do viveiro.

pube