pube
Geral

Agricultura sustentável ganha espaço nas grandes cidades

A produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas agroecológicos será apresentada como alternativa de melhoria da qualidade de vida e da saúde

por Redação Conexão Safra

em 29/10/2013 às 0h00

3 min de leitura

Com o objetivo de incentivar a manutenção dessa relação com o meio rural, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá trazer possibilidades de agricultura sustentável para o público urbano durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Além disso, a produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas agroecológicos será apresentada como alternativa de melhoria da qualidade de vida e da saúde.

“Iremos apresentar alguns modelos agrícolas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de pequenas hortas, verticais e horizontais, que podem ser implantadas em terraços de residências, quintais e jardins, ou em escolas, visando ao estímulo da produção das olerícolas, plantas medicinais ou condimentares, para ornamentação e consumo. As estruturas podem ser montadas em vasos, floreiras, garrafas pet e caixas plásticas ”, afirmou o pesquisador do Incaper, José Mauro de Sousa Balbino. Ele também disse que, juntamente com as pequenas hortas, serão demonstradas formas de produção de substratos, como composto orgânico e húmus.

pube

Os visitantes do estande de Agroecologia e Olericultura do Incaper também terão acesso a sistemas de produção agroecológicos, que consistem no cultivo consorciado de culturas alimentares, hortaliças, árvores fruteiras e plantas nativas e sua interação com animais. “Esse sistema de produção adota uma matriz tecnológica ética, transparente e comprometida com o saber e com a realidade do agricultor e de sua família e com a produção de alimentos sadios. A agroecologia é uma agricultura inteligente e para vida ”, afirmou o coordenador de Agroecologia do Incaper, Adolfo Bras Sunderhus.

Ele disse que é de fundamental importância que os consumidores urbanos conheçam a maneira como os agricultores trabalham a produção de alimentos saudáveis. “A agroecologia consiste em um conjunto de práticas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente, as famílias produtoras e consumidoras. O incentivo e a valorização desse tipo de produção são essenciais para a saúde da humanidade, o que demonstra que a agroecologia é uma tecnologia mais do que necessária nos dias de hoje ”, afirmou Adolfo.

Outra atração desse estande é a produção de hortaliças em um sistema hidropônico para pequena escala. Além de uma alternativa para a produção, esse sistema visa à demonstração de princípios de química e emprego de conhecimentos de biologia na agricultura.


Fonte: Incaper

pube