Geral

Agricultores participam de demonstração de método de poda de cacau no ES

Agricultores familiares de Governador Lindenberg, no Norte do Estado, tiraram muitas dúvidas durante a demonstração de método de poda de cacau, no sítio do senhor Almerindo Birchler.

por Redação Conexão Safra

em 18/05/2017 às 0h00

3 min de leitura

Cerca de 30 agricultores familiares de Governador Lindenberg, no Norte do Estado, participaram de uma demonstração de método de poda de cacau na última terça-feira (16). A atividade foi realizada no sítio do senhor Almerindo Valdir Birchler e foram apresentadas as técnicas de poda do cacaueiro a fim de incentivar a diversificação da produção no município.

O evento foi organizado pelo Escritório Local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do município, por iniciativa do extensionista Romer Luiz Hofmann. A finalidade foi demonstrar, na prática, a poda do cacaueiro, tanto de formação como de produção. A parte técnica foi conduzida por Lucas Calazans Santos, do Incaper de Sooretama.

O extensionista do Incaper Lucas Calazans abordou sobre a cultura do cacau de forma geral, da implantação à pós-colheita. Logo após, foi na lavoura do senhor Almerindo que todos aprenderam mais sobre a poda, especificamente. “Durante todo o tempo, o interesse dos agricultores familiares foi constante, com muitos questionamentos, comentários e troca de experiências ”, contou Lucas.

Estiveram presentes Jair Antônio Toso, o chefe do ELDR de Governador Lindenberg, José Mauro Bonicenha, do ELDR de Linhares, e Jaques Perim, do ELDR de São Domingos do Norte, além de Fernando Colombo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Lindenberg.

“Ações voltadas à agricultura familiar também contribuem com o desenvolvimento do município. Há de se destacar também o senhor Almerindo e sua esposa Lenita Birchler, pela sua acolhida, intensa participação e empenho ”, disse o extensionista Romer.

A cacauicultura ocupa uma área cultivada de 23.672 hectares no Espírito Santo, com uma produção de 5.467 toneladas de amêndoas, porém, há grandes desafios em toda a cadeia produtiva, como a praga Vassoura de Bruxa (VB). Pensando nisso, o Governo do Estado, buscando minimizar os problemas enfrentados pelos produtores rurais, lançou o Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau do Espírito Santo, que tem como objetivo renovar as áreas em sistema de “Cabruca ” afetadas pela doença, visando fornecer aos cacauicultores alternativas de restabelecimento da performance econômica, social e ambiental da atividade.

Recomenda-se a utilização de técnicas sustentáveis de produção, a implementação de pagamento por serviços ambientais, a utilização de variedades tolerantes a essa doença, com o plantio de mudas de qualidade, a capacitação de técnicos e produtores, bem como o direcionamento do fomento por meio da assistência técnica e do crédito rural.

Fonte: Incaper

Exit mobile version