Geral

Agricultores Familiares participam de seminário em Iúna, no Sul do Estado

Moradores da comunidade Alto Trindade, em Iúna, no Sul do Estado, participaram de mais um seminário da agricultura familiar.

por Redação Conexão Safra

em 16/05/2017 às 0h00

2 min de leitura

Cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais e autoridades, da comunidade Alto Trindade, em Iúna, no Sul do Estado, participaram de mais um seminário da agricultura familiar. O evento foi realizado no último sábado (13).

A iniciativa surgiu da parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi e a Secretaria Municipal de Agricultura de Iúna.

Fizeram parte da programação palestras sobre cafeicultura, do plantio à colheita, ministrada pelo extensionista do Incaper e chefe do escritório local, Matheus Fonseca de Souza, seleção das sementes mais adequadas entre crioula, híbrida e transgênicas, abordada pelo extensionista João Felipe de Brites Senra.

O município de Iúna conta atualmente com cerca de 2600 propriedades, com aproximadamente 14 mil pessoas na zona rural, com mais de 95% destas ligadas diretamente à cafeicultura. O município é o segundo maior produtor do Estado, com uma plantação aproximada de 300 mil sacas de café, em uma área de produção com cerca de 14 mil ha. Nos últimos quatro anos, o escritório local do Incaper tem desenvolvido ações com o foco na melhoria da qualidade do café em busca da produção de cafés especiais, que tem dado um retorno positivo para renda das famílias.

“É um evento muito importante para a comunidade, que aproxima o nosso trabalho do agricultor, pois leva conhecimento e consequentemente aumento de renda para os moradores e mais qualidade de vida ”, salientou o extensionista Matheus Fonseca.

O evento aconteceu na igreja Sagrado Coração de Jesus, no centro do município.

Fonte: Incaper

Sair da versão mobile