Ação Conjunta verifica rastreabilidade na Ceasa-ES
Durante a operação, foram verificadas as condições de identificação dos produtos comercializados a fim de garantir a segurança alimentar
por Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES
em 30/03/2025 às 5h00
2 min de leitura

Foto: divulgação
Na manhã de quinta-feira (20), foi realizada uma Ação Conjunta de Rastreabilidade nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica. O trabalho teve a participação da Vigilância Sanitária (Visa) de Cariacica e o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cariacica na orientação e fiscalização dos produtores rurais sobre o rastreio dos alimentos.
A iniciativa atende a uma determinação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e busca garantir o cumprimento das exigências da Portaria Conjunta SEAG/SESA Nº 001-R/2017. Os produtores abordados foram previamente notificados e, durante a fiscalização, receberam informações para esclarecer dúvidas e desmistificar mitos sobre o tema.
Os agentes da ação foram separados em equipes para realizar as atividades simultaneamente, contribuindo para a otimização do tempo e o alcance de mais pessoas. Durante a operação, foram verificadas as condições de identificação dos produtos comercializados, incluindo etiquetas de rastreabilidade, registros de origem, nota fiscal e documentação obrigatória.
Os produtores que apresentaram inconformidades receberam orientação sobre como regularizar sua situação, para garantir que os alimentos ofertados atendam aos padrões sanitários e de segurança alimentar.
Mais Conexão Safra
“A Ceasa-ES reforça seu compromisso com a segurança alimentar e a transparência na comercialização de produtos, buscando sempre parcerias que promovam melhorias e garantam o cumprimento das normativas vigentes”, disse o diretor-presidente da Ceasa-ES, Carlos Cesquim.