Geral

5º Encontro de Mulheres Cooperativistas tem recorde de participantes

"A prevenção ao câncer de mama foi tema da palestra abertura, ministrada pelo doutor Alberto Guezert, da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer"

por Redação Conexão Safra

em 17/12/2013 às 0h00

6 min de leitura

5º Encontro de Mulheres Cooperativistas tem recorde de participantes

Cerca de 400 mulheres se reuniram no último final de semana para participar do 5º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Colaboradoras, cooperadas, esposas e filhas de cooperados participaram durante três dias do evento de maior expressividade da força feminina do cooperativismo capixaba. O encontro foi realizado no Sesc de Aracruz.

A prevenção ao câncer de mama foi tema da palestra abertura, ministrada pelo doutor Alberto Guezert, da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Durante a tarde de sexta-feira, o público feminino também participou da palestra “A arte de sair do lugar comum ”, com o palestrante motivacional e mágico, Marco Zanqueta. Para encerrar o primeiro do evento, as mulheres puderam se divertir em um momento de integração, com direito a touro mecânico. Elas também puderam saborear deliciosas guloseimas como pipoca, algodão doce e churros.

“Neste ano, tivemos um maior número de participantes no Encontro de Mulheres e isso mostra que as cooperativas valorizam cada vez o trabalho e a presença da mulher nas cooperativas. Principalmente porque as mulheres são essenciais na organização do quadro social da cooperativa e no planejamento familiar ”, destacou o presidente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Esthério Sebastião Colnago.

Para o superintendente do Sistema, Carlos André Santos de Oliveira, o encontro foi momento de capacitação. “O Encontro de Mulheres é o momento de capacitar e profissionalizar colaboradas e cooperadas das cooperativas capixabas. Esse é um momento de aprendizado, com troca de experiências entre os núcleos, fortalecendo aqueles que já existem e fomentando o surgimento de novos ”, frisou.


Programação


No segundo dia do encontro, cooperativismo foi o tema da primeira palestra. O professor, mestre e consultor de Organização do Quadro Social (OQS), Nemízio Antônio de Souza, falou sobre “Cooperativismo: estrutura e desenvolvimento local ”. Ainda pela manhã, as mulheres aprenderam mais sobre como controlar o orçamento familiar, com a palestra do educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Durante a tarde, o hipnólogo Rafael Baltresca encantou as mulheres utilizando técnicas de hipnose durante a palestra “”Sonhar é bom, mas realizar é melhor””. O encerramento do encontro foi marcado por uma animada festa com a banda de forró Comichão, que agitou o público feminino. No domingo, as mulheres tiveram a manhã livre e aproveitaram a área de lazer do hotel.

pube


Integração


Proporcionar a integração entre os Núcleos Femininos foi um dos principais objetivos do encontro, conforme destacou a coordenadora dos Núcleos, Josiani Correia Mariano. “O Encontro de Mulheres é essencial para promover a troca de experiência e dar a oportunidade para que outras cooperativas conheçam o trabalho já desenvolvido pelos núcleos femininos cooperativistas. Esperamos que após esse encontro, novos Núcleos sejam formados, pois eles são fundamentais para a organização do quadro social das cooperativas ”, destaca.

Para as mulheres participantes o encontro proporcionou novos conhecimentos e integração com outros núcleos de todo o Estado.


Confira os depoimentos:

Mary Angela Daré, colaboradora da Cretovale

“Gostei muito do encontro, tanto pela organização, que foi impecável, quanto pela programação com palestras envolventes que ensinavam e divertiam ao mesmo tempo. O grande número de participantes também me surpreendeu. Foi muito bonito ver o auditório do Sesc lotado de cooperadas participando ativamente das atividades. Parabenizo toda a equipe da OCB pelo sucesso ”.


Catarina Maria Vasquez Lopes Silva, cooperada e coordenadora do Núcleo Feminino da Selita.

“Gostei muito e achei tudo perfeito. As palestras que mais gostei foram sobre a prevenção ao câncer de mama e sobre o cooperativismo. As mulheres do Núcleo voltaram motivadas para vestir a camisa da nossa cooperativa e trabalhar em prol do quadro social. Achamos a palestra sobre o cooperativismo de extrema importância para todas nós. ”


Hélida Silva, colaboradora e integrante do Núcleo Feminino da Veneza

“Adorei o encontro e achei muito bacana a recreação no final do sábado. As palestras foram excelentes, gostei de todas. A palestra sobre educação financeira e a do mágico foram as que as mulheres do Núcleo mais gostaram. Nós saímos do Encontro fortalecidas, principalmente porque ele proporcionou a interação e troca de experiência com as mulheres de outros núcleos ”.


Érica Cristina Milani Carnielli, integrante do Núcleo Feminino da Pronova

“Esse foi o melhor de todos os encontros. As orientações foram mais específicas e o que aprendemos vamos poder colocar em prática. As palestras focaram em temas mais ligados à nossa realidade. Voltamos mais capacitadas e, principalmente, com mais conhecimento sobre o cooperativismo. Inclusive a palestra sobre o cooperativismo e organização do quadro social foram maravilhosas, valeu o encontro todo ”.


Tayani Mauri, colaboradora e integrante do Núcleo Feminino da Cooabriel

“O 5º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas superou minhas expectativas, pois foi um evento muito bem organizado. Os palestrantes foram excelentes, foi uma equipe de profissionais selecionados a dedo, pois as palestras tiveram total interação com o público. Vamos aproveitar o que aprendemos tanto em escala profissional, quanto em relação à convivência pessoal. Também gostaria de elogiar a equipe de profissionais que se dedicou para fazer deste evento o sucesso que foi, pois estiveram realmente presentes para nos orientar de maneira precisa. E, claro, não posso deixar de falar da noite de integração, que nos proporcionou um momento de descontração para conhecermos melhor as meninas de outras cooperativas, interagindo de maneira muito produtiva ”.


Laísa Gomes Ferreira da Fonseca, colaboradora da Cooabriel

“Gostei muito e nós fizemos muitas amizades com mulheres de outros núcleos. As palestras também foram ótimas e a que mais chamou minha atenção foi sobre educação financeira, pois nos ensinou a controlar melhor nossas dívidas. Quero retornar no próximo encontro com certeza ”.


Fonte: OCB-ES

pube