pube
Geral

2º Prêmio Conilon de Qualidade vai distribuir R$ 40 mil

"As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 02 de dezembro"

por Redação Conexão Safra

em 14/11/2013 às 0h00

2 min de leitura

Os cafeicultores de Conilon de todo o Espírito Santo, interessados em participar do 2º Prêmio Estadual de Conilon de Qualidade, já podem enviar amostras para avaliação. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 02 de dezembro. Nesta edição, as categorias avaliadas serão “Conilon Natural ” e “Conilon Cereja Descascado ”.


Cerca de R$ 40 mil serão distribuídos entre os cinco primeiros colocados de cada categoria, entre equipamentos, insumos e premiação em dinheiro. Para participar, os cafeicultores podem entregar amostras de 500 gramas nas unidades do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na rede de assistência da Heringer e da Syngenta e na Conilon Brasil, em Jaguaré. As inscrições são gratuitas e a premiação será no dia 18 de dezembro, no Palácio Anchieta, em Vitória.

pube


“O concurso é uma oportunidade dos cafeicultores atestarem a qualidade do café e ter a possibilidade de melhorar os preços de comercialização. Mesmo nessa época de crise é importante o cafeicultor manter as lavouras bem cuidadas, capazes de produzir um bom café ”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.


Para cada amostra de 500 gramas inscritas, o produtor deve ter estocado um lote entre 10 sacas e 320 sacas, que poderão estar armazenadas na própria propriedade ou cooperativas ou associações.


De acordo com o degustador da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, as amostras serão torradas de acordo com as normas da Specialty Coffee Association of América (SCAA) e a análise sensorial será feita dentro do Protocolo de Degustação de Robustas Finos.


A organização do 2º Prêmio Conilon de Qualidade espera contabilizar aproximadamente 400 amostras inscritas, somando as duas categorias. Além da premiação, os produtores melhores classificados no concurso terão oportunidade de comercializar os lotes de café no mercado com ágio de 20% no preço.


Fonte: Seag

pube