2º Encontro Estadual dos Produtores de Inhame será nos dias 6 e 7 de julho
Durante o evento, em São Bento de Urânia (Alfredo Chaves), municípios produtores receberão oficialmente o selo da Indicação Geográfica
por Redação Conexão Safra
em 21/06/2017 às 0h00
3 min de leitura
“
Fotos: Leandro Fidelis |
*Redação
A cadeia produtiva do inhame capixaba tem agenda certa nos dias 6 e 7 de julho. É o 2º Encontro Estadual dos Produtores de Inhame, que será realizado no salão comunitário de São Bento de Urânia, na zona rural de Alfredo Chaves, região serrana do Estado. A programação inclui palestras e a entrega oficial da Indicação Geográfica (IG) aos municípios da área delimitada onde se produz a exclusiva variedade “São Bento de Urânia ”.
O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Inhame de São Bento do Espírito Santo (Apisbes), com apoio do Ministério da Agricultura (Mapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Embrapa Hortaliças, Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e prefeituras de Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano e Domingos Martins.
A quinta-feira (6) será dedicada aos trabalhos na unidade de pesquisa para avaliação das coleções de inhame Colasia Esculenta Bioma Mata Atlântica para pesquisadores, técnicos e convidados, das 9 às 11 horas.
No segundo e último dia, a programação começa às 9h com recepção, café da manhã e credenciamento dos participantes. Às 9h30, o espaço estará aberto para as autoridades e, em seguida, será exibido o vídeo “A Saga do Inhame ”.
A partir das 10h, o pesquisador da Embrapa (DF), doutor Nuno Rodrigo Madeira, vai apresentar o resultado dos trabalhos técnicos realizados nas unidades de pesquisa de inhame. Na sequência, o diretor executivo da Apisbes, o produtor Jandir Gratieri, vai relatar um pouco da sua experiência com o inhame de São Bento.
Conquista
Às 11h, está prevista a palestra “Indicação Geográfica ”, com a fiscal federal agropecuária Beatriz Junqueira, do Ministério da Agricultura. Logo após, está prevista a entrega do selo de IG para os representantes dos quatro municípios reconhecidos como pertencentes à área produtora da região de Urânia.
Segundo Gratieri, o território abrange cerca de 60 famílias de produtores que, juntos, colhem 40 mil toneladas de inhame por ano.
Mais Conexão Safra
A Indicação Geográfica é um registro que garante a produtores de regiões vinculadas a produtos e serviços com notória reputação e qualidade o direito de usar um selo internacional para impedir a utilização por terceiros. No Espírito Santo, além do inhame, só outros quatro produtos conquistaram a IG.
Para encerrar o Encontro Estadual, às 11h40, os auditores fiscais do Mapa Raphael Massaud Conde e João Paulo Silva Araujo vão ministrar a palestra “Legislação de Campo de Produção de Semente ”.
Serviço:
2º Encontro Estadual dos Produtores de Inhame
Data: dias 6 (quinta-feira) e 7 (sexta-feira) de julho
Local: Salão Comunitário de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves)
*Acessos pela BR-262 (na altura de Victor Hugo) ou pela Rodovia Geraldo Sartório (ES-164), que liga a BR a Vargem Alta, na altura de Castelinho.
Realização: Apisbes
*Mais informações: (27) 99962-8502
“