pube
Fruticultura

Pinheiros pode se tornar a Capital Estadual da Fruta

por Assessoria de imprensa Ales

em 12/02/2025 às 5h00

3 min de leitura

Pinheiros pode se tornar a Capital Estadual da Fruta

Foto: divulgação

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

O município de Pinheiros, no Norte do Estado, pode se tornar a Capital Estadual da Fruta. Proposta com esse objetivo começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e vai ser analisada pelas comissões de Justiça, Turismo, Agricultura e Finanças antes de ser votada em plenário.

O PL 24/2025 é de autoria do deputado Toninho da Emater (PSB) e propõe acrescentar item ao Anexo I da Lei 10.974/2019, que reúne as normas referentes à concessão de títulos em homenagem a municípios capixabas.

Na justificativa da matéria, Toninho da Emater lembra que “Pinheiros é um dos principais polos produtores de frutas em nosso Estado, destacando-se especialmente a produção de mamão, além de outras culturas”.

pube

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Espírito Santo é o maior exportador de mamão do país, com cerca de 352 mil toneladas de produção da fruta em 2023. Devido às condições de solo e clima favoráveis ao plantio do mamão, as plantações da fruta estão muito concentradas nos municípios das regiões norte e noroeste do Estado, sendo Pinheiros um dos municípios de destaque nessa produção, ao lado de Montanha e Linhares.

Para o parlamentar, tornar Pinheiros a “Capital Estadual da Fruta” é reconhecer a vocação do município para a fruticultura, além de divulgar as potencialidades da cidade, não só no Espírito Santo, mas em todo o país, “sendo uma forma de abrir portas para atrair novos investimentos”, afirma o deputado.

Acompanhe o andamento do PL 24/2025 na Ales.

Aniversário da cidade

O deputado Toninho da Emater também apresentou outro projeto referente a Pinheiros. É o PL 25/2025, que inclui, no Calendário Oficial do Estado, 22 de abril como o Dia da Celebração da Emancipação Política do Município, com transferência simbólica da capital do Estado para a cidade nessa data.

Para isso, a iniciativa propõe acréscimo ao Anexo Único da Lei 11.212/2020, “que consolida toda a legislação em vigor referente às semanas e aos dias/correlatos estaduais comemorativos de relevantes datas e de assuntos de interesse público, no âmbito do Estado”. O PL 25/2025 será analisado de forma terminativa pela Comissão de Justiça.

“É inegável que a valorização da história de um povo constitui elemento essencial para o fortalecimento da sua identidade cultural, assim, a comemoração de certas datas alusivas a importantes momentos históricos da formação são formas eficientes e de grande importância para o resgate da memória da sua população e de divulgação da história da população pinheirense para além de seu limite territorial. Portanto, transferir de forma simbólica a capital estadual para o Município de Pinheiros, no dia de sua emancipação política, certamente proporcionará ao Município de Pinheiros reviver importante momento histórico e a sua importância para o cenário estadual”, explica o parlamentar na justificativa da matéria.

Veja o andamento do PL 25/2025 na Ales.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta e utilização dos dados. Políticas de privacidade