pube
Fruticultura

Arranjos produtivos: mudas vão renovar pomar de acerola

Sete agricultores familiares de Iconha e Rio Novo receberam 390 das 900 mudas a serem destinadas pelo projeto a produtores do sul

por Assessoria de imprensa Ales

em 21/05/2024 às 5h00

4 min de leitura

Arranjos produtivos: mudas vão renovar pomar de acerola

Entrega de mudas faz parte do projeto Arranjos Produtivos, que completa 10 meses de existência / Foto: Angèle Murad

Com o auxílio do projeto Arranjos Produtivos, produtores do Sul do Estado vão poder renovar suas plantações de acerola. As 390 primeiras mudas foram entregues, neste domingo (19), a sete produtores de Iconha e Rio Novo do Sul, em evento realizado em Itinga, comunidade rural do município de Piúma.

Os beneficiados são associados à Cooperativa de Valorização, Incentivo e Desenvolvimento Agropecuário Sustentável do Vale do Orobós (Coopervidas), que participa do projeto realizado pela Assembleia Legislativa, por meio da Secretaria da Casa dos Municípios, com apoio do governo do Estado. Ao todo, os agricultores da região vão receber 900 mudas de acerola.

Criado em 2010 pelo governo do estado, o Polo de Acerola abrange sete municípios: além de Piúma, é formado também por Iconha, Rio Novo do Sul, Anchieta, Vargem Alta, Itapemirim e Marataízes. São produzidos dois tipos da fruta: sertaneja e okinawa.

Renovação do pomar

O técnico dos Arranjos Produtivos, Vanderli Miranda, explicou que o objetivo da iniciativa é renovar a plantação, já que há pés de 12 a 13 anos. Segundo ele, esse seria, inclusive, uma das razões para menor produção: 60 toneladas colhidas em 12 hectares na última safra (2023-2024), iniciada em setembro do ano passado.

pube

Mas os produtores estão confiantes em ampliar esses números: “A safra deste ano estamos encerrando agora (…) e a expectativa nossa com essa nova parceria, com o arranjo produtivo e as mudas novas que vão chegar, é renovar os plantios é dobrar essa produção, de 60 para 120 toneladas”, disse o presidente da Coopervidas, Oseia Contaiffer.

A produção em volume começa 18 meses após o plantio, com o auge a partir de 24 meses a 36 meses. Em média, nesse estágio, cada pé produz em média 50 quilos de acerola por safra, de acordo com o técnico Vardeli Miranda.

Após colhidas e levadas à cooperativa, as acerolas são transformadas em polpa, que são vendidas e distribuídas às unidades de ensino da região, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Produtores

Há 13 anos, Oséia cultiva acerola em Rio Novo do Sul e, com as novas mudas, ele afirmou que vai ampliar sua plantação. Já a produtora Neuzeli Correa Bastos disse que é uma iniciante na cultura. Na propriedade em Rio Novo, ela tem de 12 a 13 mil pés de café e, agora, na parte baixa vai plantar acerola.

A diversificação de culturas na agricultura familiar é, aliás, o grande objetivo do projeto Arranjos Produtivos. No caso de Piúma e municípios vizinhos, além das 900 mudas de acerola, os produtores receberão 66,8 mil de café e 1.120 de maracujá. As culturas foram definidas pelo conselho de governança local, que tem a participação de agricultores e técnicos.

10 meses

A secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, pontuou que, com as 1000 mudas de café a serem distribuídas nesta segunda (20), em Jerônimo Monteiro, o projeto atingirá a marca de 16 mil distribuídas a agricultores familiares em 10 meses de funcionamento. Ao todo, há 20 municípios participantes.

A entrega das mudas é apenas uma das ações do projeto, que oferece orientação técnica aos agricultores em todas as etapas, do plantio à comercialização.

“O projeto leva conhecimento e conhecimento ninguém nos rouba, leva formação para o agricultor. Depois que ele participa dos seminários, ele tem os dias de campo com assistência técnica, os técnicos estão presentes nos municípios. A partir é que começamos a fazer as entregas de mudas”, explicou.

O prefeito de Piúma, Paulo Cola, também destacou como mérito do programa a possibilidade de se conhecer experiências implementadas em outros locais. “Com o Arranjos Produtivos foram nos apresentadas várias possibilidades e, dessa forma, a gente consegue fazer com que experiências positivas que foram implementadas em outras áreas possam, adequadas a nossa realidade, serem implementadas no nosso município”, disse.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!