Floricultura

Sulcaflor ganha sede e ponto de vendas em Guaçuí

por Aqui Notícias

em 23/02/2022 às 10h11

3 min de leitura

Sulcaflor ganha sede e ponto de vendas em Guaçuí

Foto: divulgação

A Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul e CaparaóSulcaflor está de casa nova. Após muito trabalho, a entidade inaugurou sua sede própria em Guaçuí, em dezembro do ano passado. O espaço também funciona como ponto de venda para os produtores associados.

A nova sede da Sulcaflor fica na BR 482, no antigo matadouro municipal. A associação conseguiu uma concessão de dez anos para utilizar o espaço, pagando um aluguel durante esse período. “Ter uma sede própria e um local para expor e comercializar nossos produtos era um sonho antigo, estamos muito felizes com essa conquista”, ressalta o presidente, Clenilson Cesar Barbosa.

De acordo com ele, esse ponto físico de vendas facilitou a vida dos associados, dando mais visibilidade aos produtos e mais tempo para cuidar da produção. “Nossa principal dificuldade era ter um local para expor nossos produtos e ter que ficar preso vendendo. Se o produtor tiver que vender ele fica sem tempo para produzir, por isso contratamos um funcionário que é responsável por atender os clientes e visitantes, além de cuidar para que as flores permaneçam sempre lindas e irrigadas. Resolvemos os dois problemas de uma vez e desde que inauguramos, já percebemos um aumento considerável nas vendas”, explica Clenilson.

O local é aberto para visitação e qualquer pessoa pode adquirir os itens. Entre as opções há variados tipos de flores tropicais, antúrio, helicônia, suculentas, samambaias, Swueats (beijo de sol) e mudas de plantas ornamentais, como palmeiras e arbustos.

A cada venda na Sulcaflor, 30% ficam na associação e os outros 70% ficam com o produtor. A porcentagem que fica na associação serve para arcar com as despesas do local, como água e energia, além do funcionário.

Clenilson explica ainda que na sede da Sulcaflor as plantas e flores são vendidas apenas no varejo, mas quem tiver interesse em adquirir os produtos no atacado, também pode procurar o local. “Lá é a nossa vitrine. A pessoa pode ir que o funcionário vai fazer o atendimento e encaminhar para um contato direto com o produtor”.

Além dele, são mais 17 agricultores da região Sul e do Caparaó que fazem parte do grupo e cada um trabalha com um tipo ou mais de flores. Elas são colhidas nas propriedades e levadas para serem comercializadas na associação.

A Sulcaflor fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Aos sábados o funcionamento é de 8h às 12h.

Mulheres, Flores e Café

No próximo dia 8 de março, a Sulcaflor promoverá um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Além de contar sua história, os membros da associação farão exposição dos seus produtos e haverá demonstração de montagem de arranjo de flores.

Mulheres, Flores e Café terá início às 13h, na sede da entidade e contará com um café da tarde especial organizado pelas associadas.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!