Florestas

Fibria registra desempenho recorde na produção de mudas de eucalipto

Investimento de cerca de R$ 6 milhões em melhorias nos viveiros e o aprimoramento das técnicas de manejo contribuem para o resultado

por Redação Conexão Safra

em 14/11/2018 às 0h00

3 min de leitura

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, a Fibria desenvolve o Projeto Floresta Inteligente, investindo em soluções tecnológicas para aprimorar o processo produtivo.Essas ações também envolvem os viveiros, onde são produzidas as mudas de eucalipto que formam os plantios florestais da empresa. Ao longo de 2018, estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões em melhorias que permitirão à Fibria encerrar o ano com produção recorde de 66 milhões de mudas.

A Unidade Aracruz da Fibria conta com dois viveiros para produzir as mudas de eucalipto que leva a campo: um em Aracruz (ES) e outro em Helvécia (Nova Viçosa/BA). A quantidade produzida, entretanto, não é o único resultado relevante. A qualidade das mudas também foi aprimorada, com 90% delas classificadas nos padrões A e B, que refletem o melhor desempenho nesse quesito. Na outra ponta, a utilização de água no processo foi reduzida em quase 40%, em comparação ao ano anterior. Esse resultado deve-se à alteração do tipo de substrato utilizado na produção das mudas, aos ajustes realizados no sistema de irrigação de ambos os viveiros e no maior reaproveitamento de água de chuva, que alinham produtividade com sustentabilidade.

Rodrigo Zagonel, gerente de Silvicultura e Viveiro da Fibria, destaca que o aprimoramento de aspectos relacionados ao manejo e a utilização de recursos tecnológicos têm contribuído para potencializar os resultados nos viveiros. A empresa aprimorou desde o substrato usado no plantio das mudas até a infraestrutura, no caso do viveiro do sul da Bahia, que proporciona maior automatização do processo no que se refere à irrigação e à fertilização. Foram instalados controladores de eletrocondutividade em todas as etapas do viveiro, tanto em Aracruz quanto em Helvécia, proporcionando maior assertividade na concentração dos fertilizantes aplicados nas mudas durante a irrigação.

(*Foto: Divulgação)

No viveiro de Helvécia, as intervenções incluem a substituição dos tetos da Casa de Vegetação e a troca do sistema de irrigação. Os tetos, que eram retráteis, foram trocados por estruturas fixas, que permitem melhor vedação e melhores condições para o desenvolvimento das mudas. Tudo isso reflete na qualidade do enraizamento e na redução do tempo de formação da muda. Se antes as mudas podiam ser plantadas com cerca de 90 a 100 dias, hoje elas estão prontas para ir a campo com 70 a 80 dias, melhorando o giro dos viveiros.

Os investimentos em melhorias também têm reflexo no aumento de produtividade dos viveiros, que deve encerrar o ano 7% acima da registrada em 2017. A disponibilidade e a qualidade das mudas, assim como o preparo do solo e os tratos culturais, são determinantes para assegurar o suprimento de madeira da fábrica da Fibria.

Floresta Inteligente &ndash,O Projeto Floresta Inteligente centraliza ações de novas tecnologias para digitalização da floresta, visando à melhoria da disponibilização de dados para tomada de decisão, ganhos na produtividade, segurança e desenvolvimento dos empregados da Fibria. São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implementados, entre eles a utilização da tecnologia LIDAR &ndash, que permite uma visão tridimensional da floresta e auxilia na medição de áreas, relevos e árvores para inventário -, aquisição de caminhões com telemetria e tecnologia T-Winch para colheita em áreas de maior declividade, entre outras iniciativas. (*Fonte: Pauta 6)

Exit mobile version