Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Cotações
Confira as cotações do café, boi e hortifruti de 28 de novembro

O campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de São Mateus se prepara para receber cafeicultores, pesquisadores, professores e estudantes de todo o país e do exterior que vão participar da terceira edição do Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea canephora, destinado exclusivamente a abordar pesquisas sobre o café Conilon/Robusta do Brasil e do mundo. O evento acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no auditório central do campus.
A comissão científica do evento reúne professores e pesquisadores de variadas instituições, dentre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); o Instituto Agronômico (IAC); e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), considerado a maior escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias de Lisboa, Portugal.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível neste link.
O primeiro dia do simpósio será dedicado a palestras sobre pesquisas envolvendo estresse abiótico e mudanças climáticas, bem como à apresentação oral de resumos. O palestrante será o pesquisador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav), de Portugal, José Semedo. No segundo dia, além da apresentação de pôsteres, haverá o já tradicional Simpósio do Produtor de Conilon, que, em sua 14ª edição, abordará o tema Adaptação às Mudanças Climáticas.
O professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas Fábio Luiz Partelli, responsável pela coordenação-geral dos eventos, afirma que o objetivo é “levar conhecimento de alto nível em Coffea canephora a cafeicultores, técnicos do segmento, professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e também de países que trabalham com café Conilon/Robusta, como Portugal, França, Uganda, Estados Unidos e Angola”.
Todas as informações sobre os dois eventos estão disponíveis neste site.




