pube
Eventos

Sustentabilidade Brasil começa com assinatura de acordo internacional

por Assessoria de Imprensa

em 25/06/2024 às 12h25

5 min de leitura

Sustentabilidade Brasil começa com assinatura de acordo internacional

Foto: Divulgação

O primeiro dia de Sustentabilidade Brasil, maior encontro ambiental e de ESG do País que acontece até quinta-feira (27) no Pavilhão de Carapina, foi marcado por dois importantes atos: a assinatura de um documento internacional em que o Consórcio Brasil Verde, liderado pelo governador Renato Casagrande, se compromete a participar ativamente de pautas sustentáveis e o anúncio de um pacote de investimentos na área. O Consórcio Brasil Verde reúne 21 estados brasileiros, abrangendo todos os biomas nacionais: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Caatinga e Pantanal.

O Governador do Estado, Renato Casagrande, assinou o chamado “memorando de entendimento” ao lado de Champa Patel, Diretora Executiva para Governos e Políticas, responsável pela liderança na estratégia, desenvolvimento e crescimento do Climate Group – que apoia os governos brasileiros no desenvolvimento de ‘caminhos de descarbonização’, como reflorestamento comercial, conservação da vegetação nativa e planejamento urbano inteligente.

A iniciativa também contou com a The Under2 Coalition, uma organização composta por 270 atores, representando mais de 50% do PIB global. Ela coordena projetos de capacitação, compartilhamento de conhecimento ao redor do mundo, e a promoção e entrega de ações de mitigação, adaptação e financiamento climático mundialmente.

O documento busca, dentre outras coisas:
Reforçar o papel e a participação dos estados brasileiros nos principais fóruns políticos e nas cúpulas globais sobre clima, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, como o G20 e a COP.
Desenvolver projetos para permitir a capacitação e a aprendizagem entre pares. Isto fortalecerá a capacidade dos membros de estabelecer metas sólidas, sobretudo na emissão de poluentes, os prejuízos do carbono e na transição energética.

Foto: Divulgação

O que eles disseram

pube

Champa Patel destacou o papel crucial que os governos podem desempenhar na abordagem das complexidades da agenda climática, por exemplo, através da construção de infraestrutura sustentável ou do investimento em energia renovável.

“Estamos especialmente orgulhosos hoje em anunciar nossa parceria estratégica com o Consórcio Brasil Verde. O governo não só vê em primeira mão as consequências desse cenários, mas também, por muitas vezes, é o agente que atua na primeira linha de combate ao problema e esse é um passo vital na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou.

“Somos responsáveis por reivindicar e fiscalizar as políticas ligadas diretamente à resolução da problemática. Precisamos estar sempre à um passo à frente para ajudar e buscar melhorar os milhares de anos que ainda estão por vir no planeta terra”, continuou.

Casagrande, por sua vez, destacou que não pode apenas esperar ações do governo federal. “É preciso atuar de forma estadual, assim como os prefeitos precisam trabalhar de forma municipal. Precisamos pensar o que estamos agregando na luta. Seja na realização de uma coleta seletiva ou a preocupação em diminuir as nossas pegadas de carbono, mas com toda certeza precisamos todos nos envolver no combate ao problema”, defendeu.

A entrada para o Sustentabilidade Brasil é gratuita, e o credenciamento para o evento é pelo site https://sustentabilidadebrasil.com/evento/

O Sustentabilidade Brasil é realizado pelo Consórcio Brasil Verde. A correalização é do Convention e do Sindprom-ES. Os patrocinadores são: Vale, Cesan, Marca Ambiental, Suzano, Banestes, Caixa, Governo Federal e ArcelorMittal.

Pacote de investimentos

O governador apresentou o projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Compensação Ambiental (Fecam). O texto será encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação dos parlamentares. Caso aprovado, o Fundo poderá receber recursos da compensação ambiental destinados pelos órgãos licenciadores estaduais para as Unidades de Conservação, a serem aportados por empreendimentos públicos e privados, bem como para gestão operacional centralizada dos recursos.

O governador também anunciou o decreto que institui a Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso, que é um instrumento de conservação e conectividade de paisagens, e também como ferramenta do estímulo ao ecoturismo, em especial nas unidades de conservação. A iniciativa tem o objetivo de promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação e conectividade de paisagens, e também como ferramenta do estímulo ao ecoturismo, em especial nas unidades de conservação.

Também foram entregues 51 motocicletas destinadas às secretarias municipais de meio ambiente, que aderiram ao Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam). As motos vão atuar em ações de fiscalização, dinamizando ainda os processos de licenciamento ambiental e nas rotinas dos órgãos municipais.

Além das motos, os municípios ligados ao Proesam receberam caixas de transporte de animais pet, como parte das ações ligadas à causa animal e que fazem parte das metas do Programa e ainda contentores de resíduos sólidos para a coleta seletiva.

Outro decreto assinado na conferência pelo governador cria o Comitê Estadual de Fomento aos Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental (CENISA), como parte do compromisso do governo do Estado no Plano Decenal da Estratégia Nacional de Economia de Impacto 2023-2032.

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Recursos (Agerh) e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), assinou o Termo de Cooperação para a descentralização de R$ 800 mil que vai viabilizar os estudos e elaboração do anteprojeto estrutural para implantação de barragem de contenção de cheias no rio Muqui, no município de Mimoso do Sul.

Confira a programação!

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!