Em Vitória

Simpósio Incaper Pesquisa destaca inovação e sustentabilidade no campo

Nos dias 21 e 22 de outubro, o auditório do Sebrae-ES, em Vitória, será palco da quinta edição do Simpósio Incaper Pesquisa e do Seminário de Iniciação Científica. O evento, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), reunirá pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais do agro em um espaço de aprendizado […]

Foto: Luana Rodrigues

Nos dias 21 e 22 de outubro, o auditório do Sebrae-ES, em Vitória, será palco da quinta edição do Simpósio Incaper Pesquisa e do Seminário de Iniciação Científica. O evento, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), reunirá pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais do agro em um espaço de aprendizado e troca de experiências.

Com o tema “Inovabilidade no campo: soluções para a resiliência dos agroecossistemas”, o encontro propõe discutir caminhos inovadores para fortalecer a agricultura sustentável e aumentar a capacidade de adaptação das propriedades rurais diante das mudanças climáticas e dos desafios produtivos.

A programação contará com sessões simultâneas de apresentações realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (ProICT) e por profissionais que desenvolvem trabalhos voltados à integração entre Pesquisa e Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).

Durante os dois dias de evento, serão realizadas quatro palestras temáticas. Na terça-feira (21), Ana Paula C. Packer, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, abordará o tema “Inovação no Agro: Atualidades e Tendências”.

Na quarta-feira (22), o público poderá acompanhar as apresentações “Modelos de Negócios Sustentáveis”, com Bia Marchiori (Violet); “Mitigação de Estresses Ambientais”, com Sara Dousseau (Incaper); e “Mudanças Climáticas e Bem-Estar Animal”, com Aparecida Madella (Ifes – Campus de Alegre).

O Simpósio Incaper Pesquisa e o Seminário de Iniciação Científica têm se consolidado como espaços de integração entre pesquisa e extensão, estimulando o diálogo entre ciência, inovação e práticas sustentáveis no campo capixaba.

A lista de trabalhos com horários das apresentações e formato de apresentação (banner e apresentação oral) também estão disponíveis na página, por meio deste link.

Para participar do Simpósio Incaper Pesquisa é necessário fazer inscrição. É rápido, basta preencher o formulário neste link.

Confira a programação completa:

21/10 – terça-feira

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Abertura oficial

9h30 às 10h30 – Palestra de Abertura

Inovação no Agro: Atualidades e Tendências – Ana Paula C. Packer (Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente)

10h30 às 12h – Apresentações e debates de trabalhos (Auditório e Sala auxiliar)

13h30 às 17h – Sessões de apresentações simultâneas:

  • Bolsistas ProICT (Sala auxiliar)
  • Trabalhos com foco em integração Pesquisa & ATER (Auditório)

17h – Divulgação e entrega dos certificados aos melhores trabalhos

17h15 às 19h – Confraternização

22 /10 – Quarta-feira

8h – Abertura do 2º dia

8h30 às 10h30 – Ciclo de Palestras

Modelos de negócios sustentáveis: Bia Marchiori (Environmental & Social Officer – Violet)

Mitigação de estresses ambientais: Sara Dousseau (Pesquisador – Incaper)

Mudanças climáticas e bem-estar animal: Aparecida Madella (Professora do Programa de

Pós-graduação em Agroecologia – Ifes Alegre)

10h45 às 12h – Mesa Redonda

Inovabilidade no campo: soluções para a resiliência dos agroecossistemas

Mediação – Celso Alberto Saibel Santos (Diretor Setorial Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes)

10h45 às 12h – Sessões de apresentações simultâneas (Sala auxiliar)

13h às 15h – Sessões de apresentações simultâneas (Auditório e Sala auxiliar)

15h – Encerramento


Serviço:

5º Simpósio Incaper Pesquisa e 5º Seminário de Iniciação Científica do Incaper

Tema:Inovabilidade no campo: soluções para a resiliência dos agroecossistemas.

Data: 21 e 22/10/2025.

Local: SEBRAE – Vitória, Rua Belmiro Rodrigues da Silva, n° 170 – Enseada do Suá, Vitória/ ES.

Realização: Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper.

Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Inscrição: clique aqui!