Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e os Sindicatos Rurais, irá premiar, no dia 20 de dezembro, as crianças e adolescentes que participaram do programa Agrinho 2022. O evento é para convidados e acontecerá no Sesc Praia Formosa, em Aracruz.
O Agrinho é um programa de responsabilidade social, que nesta edição recebeu apoio do Sebrae/ES, voltado para alunos regularmente matriculados em escolas municipais rurais, com idade entre 04 e 16 anos, que incentiva a discussão de assuntos importantes para a sociedade. Em 2022, o tema trabalhado foi “Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade”. Este tema envolve a saúde como uma questão econômica, ambiental e social.
Leticia Simões, superintendente do Senar-ES, ressalta que a finalidade do Agrinho é conscientizar os participantes do programa. “Nós propomos mudanças de atitude que contribuam para o crescimento do cidadão e do seu senso crítico. Nosso objetivo é abrir as barreiras do pensamento e ajudar essa geração a construir um futuro melhor”, afirma.
Com a pandemia, o programa foi suspenso nos anos de 2020 e 2021. Letícia conta que o tema desse ano trouxe uma reflexão para os alunos e professores de que a sustentabilidade vai além do reaproveitamento de materiais, água, restos de alimentos, consumo consciente. “Ele impacta na saúde física e mental das famílias, como um processo de gerar riqueza e bem-estar ao mesmo tempo que promove a conexão social e impede a destruição do meio ambiente”, afirma a superintendente.
O programa nasceu em 2005 com participação de apenas sete municípios. Já em 2022, 56 cidades aderiram ao projeto, por meio de 662 escolas, aproximadamente 5 mil professores e mais de 66 mil alunos.
Durante o ano, os temas são discutidos em sala de aula e os estudantes preparam desenhos e redações. Os professores e coordenadores das escolas desenvolvem atividades pedagógicas e todos os trabalhos são enviados para a banca avaliadora contratada pelo Senar-ES para avaliação.
A premiação inclui notebooks, tablets, smartphones e bicicletas para os alunos. E, este ano, uma grande novidade: um carro 0km para o 1º colocado na categoria de professor, entre muitos outros prêmios.




