Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Tecnologia que alavanca o campo
Irrigação por gotejamento transforma manejo e aumenta eficiência no campo

O Simpósio do Produtor de Café Conilon chega à oitava edição, cumprindo a missão de levar as pesquisas sobre esse ramo do setor cafeeiro, tanto as desenvolvidas na Ufes quanto em outras instituições, para aqueles que podem colocá-las em prática: produtores, técnicos-agrícolas, engenheiros agrônomos, consultores e demais interessados. O evento será realizado no dia 15 de agosto, das 7h30 às 16h30, no auditório do campus de São Mateus.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, disponível neste link, e deverão ser confirmadas no dia do Simpósio. Será cobrado o valor simbólico de 1 kgde alimento não perecível, que será doado às entidades assistenciais locais (Lar do Velhinhos e Projeto Araçá).
Com o tema “Conhecimento para Superar Desafios“, o evento terá entre os convidados o especialista em gestão de vendas e marketing em agronegócio José Luiz Tejon, que ministrará a palestra Superação na vida e na arte do cafeicultor. Entre os temas abordados durante o evento, estão adubação, qualidade do café, doenças e pragas que podem afetar os cafezais, gestão da propriedade agrícola e outros conhecimentos aplicáveis no dia a dia do cafeicultor.
Segundo o professor do Departamento de Agronomia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e coordenador do Simpósio, Fábio Partelli, o objetivo é possibilitar mudanças nas práticas de manejo da produção, tornando-a sustentável e aumentando sua produtividade e rentabilidade, por meio da otimização de recursos.
Conhecimento acadêmico
O professor avalia que o evento também é um momento para apresentar a Universidade ao produtor rural e incentivá-lo a se apropriar do meio acadêmico: “Muitas pessoas conhecem a Ufes pela primeira vez no Simpósio, e é importante que elas saibam que aquele espaço é público e que o conhecimento de qualidade ali produzido também pertence a elas ”, declara.
Segundo Partelli, o Simpósio também destacará o conhecimento do produtor rural por meio de homenagem a produtores de café conilon e do convite a cafeicultores para apresentar experiências de sucesso.
Os assuntos apresentados no Simpósio, além de outros relevantes à cafeicultura, serão disponibilizados aos participantes por meio de um livro nos formatos impresso e digital. “Quanto mais conhecimento estiver disponível, melhor é a tomada de decisão e maior a possibilidade de sucesso na atividade agrícola ”, afirma o professor.
Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site do evento.
*Foto de capa: Reprodução





