Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A 4ª edição da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, realizada em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, recebeu cerca de 20 mil visitantes entre 5 e 8 de setembro. O evento, com mais de 140 expositores, gerou R$ 5,5 milhões em novos negócios, sem contabilizar a ocupação hoteleira e os serviços turísticos locais.
Este ano, a RuralturES trouxe várias novidades, como o espaço permanente da Casa Nostra, que proporciona uma imersão nas tradicionais casas de imigrantes italianos, assim como o espaço Experiência Cafés, ponto de encontro para apreciadores e produtores de café, além de roteiros de passeios exclusivos e uma vasta exposição de produtos das Montanhas Capixabas.
“A RuralturES consolidou o Espírito Santo como referência no turismo rural, destacando o valor das nossas tradições culturais e fomentando o desenvolvimento econômico sustentável. A feira trouxe inovação ao setor, abrindo novas perspectivas de crescimento e oportunidade”, afirmou Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.
A RuralturES também foi marcada pela assinatura do decreto que regulamenta a Lei 11.970/2023, que estabelece a criação de distritos turísticos no Espírito Santo. A iniciativa deve impulsionar a implantação de projetos como o Distrito Turístico de Pindobas, com a expectativa de expandir o modelo para outras regiões do estado.
Polo de Experiência
Outro momento de destaque foi a inauguração da sede nacional do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, destinado a empreendedores que querem desenvolver negócios voltados para o segmento e que passa a fazer parte do Complexo Turístico de Pindobas.
“Nosso intuito é formatar produtos de experiência que tragam a originalidade e a autenticidade do local, que reflitam a cultura e envolvam o visitante, despertando os sentidos e gerando emoção”, explica Renata Vescovi, gestora do polo.
Também foi assinado, durante a RuralturES, o protocolo de criação do Museu da Imigração, que fará parte do complexo turístico. O espaço tem o objetivo de preservar e valorizar a contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento da região, com a participação ativa da comunidade e das escolas locais na construção de seu acervo.

Casa Nostra: imersão cultural
Sucesso de público nos quatro dias de evento, a Casa Nostra, espaço imersivo que transporta os visitantes para o ambiente das tradicionais casas dos imigrantes italianos, foi o primeiro produto de turismo de experiência lançado no Complexo Turístico de Pindobas.
Na Casa Nostra, os visitantes passam pelo espaço da exposição, com artefatos típicos das tradicionais casas de imigrantes italianos, e conhecem também uma casa, com todos os seus ambientes, inclusive a cozinha, oferecendo uma experiência viva, com personagens que parecem pertencer a uma família de imigrantes. Ali podem amassar o pão, mexer a polenta, passar o café, modelar biscoitos e experimentar o resultado final dessa experiência imersiva.
Com visitas guiadas previamente agendadas, o espaço continuará a funcionar após a feira, oferecendo também a alternativa da visita autoguiada, em que o visitante circula pelos espaços conhecendo um pouco da história da imigração italiana na região.
Sobre o complexo turístico
O Complexo Turístico de Pindobas integra o Distrito Turístico de Pindobas, em fase de implantação. A região que compõe o distrito já engloba cerca de 20 empreendimentos prontos para serem visitados, como a Fazenda Carnielli, Sítio Jabuticabeira, Vinícola Tonole, Queijaria Inês, Agroturismo Família Brioschi, Família Busato Agroturismo, Pousada Bela Aurora, Cervejaria Aurora, entre outros.





