pube
Eventos

Reforma Tributária precisa ser justa para não onerar o produtor rural

Congresso Andav 2023 tratou ainda das perspectivas no mercado para os próximos 10 anos e da importância do bem-estar animal na pecuária

por Mecânica Comunicação Estratégica

em 10/08/2023 às 10h56

4 min de leitura

Reforma Tributária precisa ser justa para não onerar o produtor rural

Congresso Andav 2023 – Painel reforma tributária. (*Foto: FD Fotografia)

A reforma tributária trouxe avanços e contemplou parte dos pleitos do agronegócio. A agroindústria, os distribuidores e os produtores rurais reafirmaram a importância da aprovação do texto pelo Senado Federal, mas lembraram a necessidade de a legislação ser justa para não prejudicar quem produz, durante painel do Congresso Andav 2023, uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, que se encerra na quinta-feira, dia 10 de agosto.

Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), está otimista, mas preocupado com o impacto sobre os custos e preços finais. No painel sobre o tema no Congresso Andav 2023, Nilson Leitão, presidente do Instituto Pensar Agro, alertou que o texto atual não pode gerar benefícios somente ao governo como arrecadador maior.

Nesse sentido, Fernando Zupirolli, presidente da Câmara Legislativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também ponderou que as leis complementares não onerem o capital de giro com o sistema cumulativo de créditos. A diretora do Sindiveg, Eliane Kay, disse que o setor tem que atuar em defesa da cadeia do agronegócio como um todo, com foco na isonomia tributária em todos os seus elos.

pube

O CEO da ROIT, Lucas Ribeiro, defendeu a necessidade de o governo usar plataformas tecnológicas baseadas em inteligência artificial para mapear o universo empresarial brasileiro e definir, de forma realista, a média da alíquota do IVA, distorcida pela grande diferença de porte entre as empresas. O moderador Ralf Sticca, sócio fundador da PSAA, avaliou que o desdobramento da reforma exige redobrada atenção sobre as leis complementares.

Agro brasileiro pode duplicar a produção de grãos em 10 anos

São imensuráveis os desafios e as oportunidades para o agronegócio brasileiro na próxima década, quando o Brasil poderá produzir 645 milhões de toneladas de grãos e tornar-se o maior fornecedor de carnes, com 36 milhões de toneladas, lideradas pelo frango. O feito, entretanto, exigirá pesados investimentos privados, diante da impossibilidade financeira do setor público. O alerta é do sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio, Carlos Cogo, ao apontar as tendências do setor, durante o Congresso Andav 2023.

Cogo alertou que a capacidade estática de armazenagem brasileira é mais de 60%, ou seja, apenas 126 milhões das 319 milhões de toneladas colhidas conta com armazenamento adequado. “Isto é sinônimo de prejuízo e perda de valor de comercialização”, comentou.

Cogo citou outras dificuldades a serem vencidas tais como irrigação, falta de crédito e a conectividade. Mas, apontou oportunidades em todas essas áreas para o agro brasileiro na próxima década.

Pecuária do futuro e o bem-estar animal

A pecuarista Carmem Perez tratou no Congresso Andav 2023 sobre os cinco indicadores relacionados ao bem-estar animal – nutrição, manejo de espaço, condições físicas, comportamentos e estado mental – como eles estão inter-relacionados.

Para Perez, o elemento humano é crucial quando se trata de bem-estar animal, pois são as pessoas que fazem a diferença. Em relação ao futuro, ela ponderou sobre a necessidade de um transporte cuidadosamente estruturado, para diminuir os hematomas, o risco de morte e o estresse de bovinos durante o deslocamento das fazendas; da busca pela produção sustentável do couro, com informações sobre a produção e a origem do animal; e mais sombra para os bovinos, que aumenta a produtividade e melhora os parâmetros fisiológicos e comportamentais do rebanho leiteiro e do gado nelore.

A Plenária do Congresso Andav 2023 debate o tema central Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro e conta com cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, e com a participação de mais de 40 especialistas dos setores do agro, economia, finanças, direito, agronomia, pesquisa, marketing e comunicação, entre autoridades governamentais, CEOs, proprietários e diretores de empresas, presidentes e representantes de entidades setoriais, professores e doutores da academia, economistas, advogados, jornalistas e produtores rurais.

O Congresso Andav 2023 é o principal ponto de encontro do mercado de Distribuição de Insumos Agropecuários no Brasil. A edição deste ano está reunindo mais de 160 marcas nacionais e internacionais, e deve receber mais de 10 mil profissionais do setor, que estão conhecendo novos produtos e serviços, que contribuirão para ampliar o fortalecimento e sustentabilidade das empresas da Distribuição de Insumos Agropecuários, que são responsáveis por levar ao campo produtos, boas práticas, tecnologias e inovação.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!