Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Estado do Espírito Santo ganhou oficialmente mais um patrimônio cultural imaterial. Desde o dia 15 de agosto a Festa do Sanfoneiro do município de Conceição do Castelo tem o título, definido na Lei Estadual 11.880/2023, de autoria do deputado Dary Pagung (PSB).
Quando apresentou a iniciativa agora sancionada pelo Poder Executivo, Pagung argumentou aos pares a importância da festa partindo da sua história: em 1988, o grupo Jovens Unidos Para Amar os Irmãos (Jupai) sonhava em criar uma festa que pudesse preservar as tradições da cidade, cuidar do que já estava se perdendo da cultura.
O foco inicial nesse resgate recaiu exatamente no Concurso de Sanfoneiro, afinal era o instrumento símbolo de festas e alegrias nas tardes e noites conceiçãocenses. Juntou-se de imediato ao concurso o desfile da Rainha do Café, em referência ao produto que historicamente constitui a base da economia do município.
Com o passar do tempo foi entrando a Cavalgada – “para lembrar às novas gerações e principalmente à massa estudantil o principal meio de transporte do passado” – e a Exposição de Artesanato. Nos últimos anos a programação do evento foi consolidada, sendo agregados concursos leiteiros e de marcha, exposição agropecuária, shows musicais e rodeio profissional, consolidando .
“A criação da lei tem um impacto significativo na preservação da cultura, identidade e economia local, ao mesmo tempo em que fortalece o senso de comunidade e promove a conscientização sobre essa rica tradição capixaba”, afirma o autor da legislação.
A 32ª Festa do Sanfoneiro vai de 31 de agosto a 3 de setembro com atrações locais e nacionais.





