Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Com a finalidade de promover o desenvolvimento da cafeicultura regional a Proagro Jr., Empresa Júnior de Consultoria Agronômica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Itapina, promove o 2º Simpósio de Cafeicultura de Colatina.
O evento, que vai reunir produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor cafeeiro para discutir as últimas tendências, desafios e inovações na cafeicultura, acontece na próxima quinta-feira, dia 10, das 8 às 15h30min.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/2-simposio-de-cafeicultura-colatinense/2642356?refe
Entre os temas abordados está a incidência de pragas no cafeeiro, como a cochonilha e a mosca das frutas. O pesquisador do Incaper, Renan Batista Queiroz, que vai palestrar sobre o assunto, explica que os produtores têm que ficar alerta para identificar as cochonilhas o quanto antes.
“Nosso objetivo é falar sobre a importância do monitoramento de pragas. No caso das cochonilhas, o sucesso do controle da mesma está ligado diretamente á descoberta no início da infestação“.
Já a mosca das frutas é, segundo o pesquisador, “uma praga comum, historicamente, no arábica, porém, com os clones robustas, tem aumentado a incidência de moscas nas lavouras de café aqui no norte do ES“, destaca Renan.
“Nosso objetivo é falar da importância do monitoramento, estratégia de manejo e como reduzir a população dessas pragas nas lavouras de café do Estado“, conclui.

Uma oportunidade para expansão dos conhecimentos e novas conexões com profissionais do setor, o encontro também vai discutir temas como manejo de plantas daninhas, importância da nutrição do café na pré e pós-florada e a cafeicultura regenerativa.
O simpósio é organizado pela Proagro Jr., em parceria com a Prefeitura de Colatina, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Ifes Campus Itapina. Também conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea– ES) e a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), Sebrae, Peterson, Meridiano e Asbraer.
Confira a programação:
8:00: Credenciamento e visitação a stands;
8:50: Abertura;
19:10: Palestra: Importância da nutrição do café na pré e pós-florada, utilizando-se a prática da fertirrigação – Lucas Mareto, engenheiro agrônomo;
10:20: Palestra: Incidência de pragas no cafeeiro: cochonilha e a mosca das frutas –Renan Batista Queiroz, pesquisador do Incaper;
11:20: Almoço e visitação a stands;
13:00: Palestra: Cafeicultura Regenerativa: utilização de plantas de cobertura na entrelinha do café – Antônio P. Drumond, engenheiro agrônomo;
14:10: Palestra: Manejo de Plantas Daninhas: Tecnologia no uso de pré emergentes Com Saulo Spala, engenheiro agrônomo;
15:10: Encerramento;
15:30: Coffee Break e visitação dos stands.





