Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

As Olimpíadas da Madeira vão agitar a programação da “Espírito Madeira- Design de Origem”, de 16 a 14 de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). A competição vai destacar a habilidade, a força e a técnica de quem trabalha com grupiões e machados, ferramentas tradicionais no corte de toras de madeira.
A competição não será apenas uma exibição de destreza, mas também uma homenagem aos antepassados europeus colonizadores da região Serrana capixaba. Segundo o organizador das Olimpíadas, o engenheiro florestal Fabio Mareto, os imigrantes dominavam a arte de transformar madeira em ferramentas, arte e abrigo.
A disputa vai combinar técnicas antigas com o espírito esportivo moderno e está prevista para quinta-feira (14), às 18 horas, sexta (15), às 18h30, e sábado (16), às 19h30. “Os espectadores poderão testemunhar a intensidade das competições, enquanto os competidores se enfrentam em um ambiente de competição amigável”, garante Mareto.
A inscrição é gratuita e já pode ser feita no site oficial do evento www.espiritomadeira.com.br. Haverá premiação para os primeiros colocados.
A Feira
A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” oferecerá vai reunir conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa. A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores.
A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.
O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

“Espírito Madeira- Design de Origem 2023”
Data: 14 a 16 de setembro
Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)
Programação geral e credenciamento: https://espiritomadeira.com.br/





