Café e Sustentabilidade

Mudanças climáticas e visão de mercado pautam a 14ª edição do Simpósio de Conilon

O Simpósio do Produtor de Conilon reuniu especialistas para discutir o futuro do agronegócio e a cafeicultura no Brasil.

Foto: divulgação

Aconteceu nesta quinta-feira, 27, a 14ª edição do Simpósio do Produtor de Conilon. O evento, realizado anualmente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus, reuniu cafeicultores, pesquisadores, professores e estudantes de várias partes do país.

A palestra de abertura abordou oportunidades para o agronegócio, com foco nos cafés do Brasil. O palestrante, Carlos Brando, engenheiro especialista em sustentabilidade, competitividade e industrialização do café, e uma das vozes mais respeitadas da cafeicultura mundial, chamou a atenção dos profissionais de engenharia agronômica para a necessidade de formação na área mercadológica.

“Os agrônomos, de modo geral, precisam se preocupar com questões para além da pesquisa. É preciso atenção a temas de ESG, sustentabilidade e, principalmente, aos aspectos de mercado. Na prática diária, a maior parte desses profissionais não estará envolvida apenas com pesquisa. Hoje, a principal função é atuar como operador de propriedades ou consultor, e tudo isso exige entendimento de mercado e gerenciamento”, enfatiza.

Brando acrescentou ainda que “essa mudança enriqueceria a formação do agrônomo e permitiria uma atuação mais ampla, sem a necessidade de ser complementada por outros profissionais”.

Com o tema Adaptação às Mudanças Climáticas, o evento contou também com palestras voltadas para o assunto. Durante o simpósio, três cafeicultores foram homenageados: Sebastião Ton, de Aimorés (MG); Rosângela Dalbo e José Pereira, de Rio Bananal (ES); e Luiz Marcos Stocco, de Vila Valério (ES).

A 15ª edição do Simpósio do Produtor está prevista para acontecer no dia 26 de novembro de 2026.

Sobre o autor Rosimeri Ronquetti Rosi Ronquetti é jornalista, formada em 2009 e pós-graduada em gestão em assessoria de comunicação. Repórter do agro, sua atuação se concentra na produção de reportagens do setor (incluindo perfis e histórias). Algumas de suas reportagens conquistaram premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos