Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes realiza a partir desta quinta-feira (7) a 114ª Festa das Canoas. Promovida em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora da Penha todo segundo domingo do mês de março há 114 anos, o evento é organizado com o apoio da Prefeitura de Marataízes.
Além da parte religiosa, o evento contará com uma programação cultural. A expectativa é para o encerramento com a participação dos pescadores e fiéis na tradicional Festa das Canoas, iniciada em 1910.
HISTÓRIA
A tradição da Festa das Canoas começou no ano de 1910, sempre no segundo domingo de março. Ela surgiu a partir de uma promessa feita pelos pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à Santa Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha.
Segundo a história, pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram uma promessa.
Anos mais tarde a imagem de Nossa Senhora da Penha foi inserida nas festividades. Com o atendimento das preces, passaram a louvar a Deus com a festa, realizando uma procissão marítima pela Praia Principal, desfile da Bandeira do Divino e a tradicional Missa dos Pescadores.
Confira a programação:






