Homenagem ao Divino Espírito Santo

Festa das Canoas: 114 anos de fé e tradição

A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes realiza a partir desta quinta-feira (7) a 114ª Festa das Canoas. Promovida em homenagem ao

A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes realiza a partir desta quinta-feira (7) a 114ª Festa das Canoas. Promovida em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora da Penha todo segundo domingo do mês de março há 114 anos, o evento é organizado com o apoio da Prefeitura de Marataízes.

Além da parte religiosa, o evento contará com uma programação cultural. A expectativa é para o encerramento com a participação dos pescadores e fiéis na tradicional Festa das Canoas, iniciada em 1910.

HISTÓRIA

A tradição da Festa das Canoas começou no ano de 1910, sempre no segundo domingo de março. Ela surgiu a partir de uma promessa feita pelos pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à Santa Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha.

Segundo a história, pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram uma promessa.

Anos mais tarde a imagem de Nossa Senhora da Penha foi inserida nas festividades. Com o atendimento das preces, passaram a louvar a Deus com a festa, realizando uma procissão marítima pela Praia Principal, desfile da Bandeira do Divino e a tradicional Missa dos Pescadores.

Confira a programação:

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos