Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Expedição Tropeira vem com força total em seu 15º ano e segundo consecutivo na Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2022). Nesta edição, a comitiva que percorre a Rota Imperial no lombo de muares vai sair de Durandé (MG) e pousar no dia 17 de setembro (sábado) no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Pelo menos 30 tropeiros do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro confirmaram presença.
O trajeto pelo caminho histórico que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real ainda está sendo elaborado, mas terá aproximadamente 120 km, com saída prevista para a quarta-feira (14) que antecede o início da RuralturES. Organizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Feira será realizada de 15 a 18 de setembro, com entrada gratuita.
A partida do Estado vizinho tem apoio do proprietário rural Cláudio José Magalhães, o “Clauzé”, de Durandé. Tropeiro experiente, inclusive como participante da primeira edição da Expedição Tropeira, Clauzé tem boas expectativas com a próxima aventura. “Trata-se de um grupo muito especial, que valoriza o tropeirismo montando em burros e mulas. A Expedição faz esse resgate cultural, valorizando como foi o transporte de mercadorias no passado”, diz.
E aventura com animais de montaria é com ele mesmo. Em 2013, Clauzé e um grupo de amigos participou de uma cavalgada de 2.500 km entre Espera Feliz (MG) e Passo Fundo (RS). “Às vezes a gente faz alguma loucura (risos), mas encontra todo tipo de cultura caminho afora. O nosso Brasil é muito rico, e a gente aprende muito na estrada”.
Em 2021, a Expedição Tropeira somou cinco dias de aventura, cultura e diversão, resgatando apenas trechos da Rota Imperial na região Sul-Serrana capixaba. A tropa fez o primeiro pouso em Ibatiba, a “Capital Estadual dos Tropeiros”, pernoitou em Mata Pau e Piaçu, em Muniz Freire; e no Rancho do Celso de Oliveira, em Conceição do Castelo; antes de chegar ao Centro de Eventos de Venda Nova.

Rancho
Nesse local, mais uma vez o Paiol do Nonno funcionará como “Rancho do Tropeiro”. A ideia é aumentar a experiência do público com o modo de vida que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Sul capixaba e ainda reúne apaixonados.
Segundo a organização, empreendedores do Vale do Emboque e do Centro de Treinamento Equestre (CTE) Belinho, todos de Conceição do Castelo, vão comandar o espaço, prometendo imersão nas tradições tropeiras ainda mantidas ao longo da Rota Imperial.
A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. No ano passado, a primeira edição estadual contou com 113 espaços de exposição, 15 caravanas de diversos municípios capixabas e um público estimado em 27 mil pessoas, que ocuparam 100% da rede hoteleira e movimentaram aproximadamente R$ 1 milhão em vendas diretas no evento.
*Mais informações: www.ruraltures.com.br.




