Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

O evento Inovadoras – Mulheres na Inovação, realizado na última sexta-feira (10), no Hub ES+, no Centro de Vitória, reuniu cerca de 100 participantes em uma tarde marcada por inspiração, troca e reconhecimento à força feminina no ecossistema de inovação do Espírito Santo.
Promovido pelo Programa Sementes, o encontro reforçou o compromisso do Governo do Estado em democratizar o acesso à inovação e promover mais diversidade e equidade na construção de um futuro tecnológico inclusivo e sustentável.
Idealizado por uma equipe majoritariamente feminina — 75% composta por mulheres —, o evento foi mais do que um espaço de debate: tornou-se um símbolo de transformação no ambiente de startups capixabas, onde lideranças femininas ganham protagonismo crescente em áreas como tecnologia, sustentabilidade, educação e empreendedorismo social.
Durante a programação, painéis com empreendedoras, gestoras públicas, pesquisadoras e mentoras abordaram temas como liderança feminina, inovação com propósito e estratégias para ampliar a presença das mulheres no ecossistema. O ambiente colaborativo do Hub ES+ foi palco de networking, trocas de experiências e conexões entre startups, aceleradoras e iniciativas de fomento à inovação.
“O Inovadoras representa o que o Sementes é na sua essência: um espaço de transformação, aprendizado e pertencimento. Ver tantas mulheres compartilhando suas histórias, desafios e conquistas mostra que estamos construindo um ecossistema mais preparado, sensível e plural. Esse encontro não é apenas sobre mulheres na inovação, mas sobre uma mudança cultural em curso no Espírito Santo”, destacou Jamylly Caran, coordenadora do Programa Sementes.
“Cada mulher que passou pelo evento é uma semente que segue germinando ideias, negócios e impacto social”, completou.
De acordo com levantamento recente do Sebrae, 31% das mais de 18 mil startups brasileiras têm uma mulher como fundadora — um salto expressivo em relação a 2023, quando esse percentual era de 8,65%. Já dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) apontam que 15,7% das startups do país são lideradas por mulheres, evidenciando avanços importantes, mas que ainda demandam políticas públicas de incentivo e inclusão contínuas.
O encerramento do Inovadoras foi marcado por uma dinâmica simbólica, na qual participantes de diversos municípios capixabas compartilharam suas jornadas empreendedoras e registraram seus desejos para o futuro da inovação no Estado — representando as sementes que seguem germinando a partir do encontro.





