Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O evento Inovadoras – Mulheres na Inovação, realizado na última sexta-feira (10), no Hub ES+, no Centro de Vitória, reuniu cerca de 100 participantes em uma tarde marcada por inspiração, troca e reconhecimento à força feminina no ecossistema de inovação do Espírito Santo.
Promovido pelo Programa Sementes, o encontro reforçou o compromisso do Governo do Estado em democratizar o acesso à inovação e promover mais diversidade e equidade na construção de um futuro tecnológico inclusivo e sustentável.
Idealizado por uma equipe majoritariamente feminina — 75% composta por mulheres —, o evento foi mais do que um espaço de debate: tornou-se um símbolo de transformação no ambiente de startups capixabas, onde lideranças femininas ganham protagonismo crescente em áreas como tecnologia, sustentabilidade, educação e empreendedorismo social.
Durante a programação, painéis com empreendedoras, gestoras públicas, pesquisadoras e mentoras abordaram temas como liderança feminina, inovação com propósito e estratégias para ampliar a presença das mulheres no ecossistema. O ambiente colaborativo do Hub ES+ foi palco de networking, trocas de experiências e conexões entre startups, aceleradoras e iniciativas de fomento à inovação.
“O Inovadoras representa o que o Sementes é na sua essência: um espaço de transformação, aprendizado e pertencimento. Ver tantas mulheres compartilhando suas histórias, desafios e conquistas mostra que estamos construindo um ecossistema mais preparado, sensível e plural. Esse encontro não é apenas sobre mulheres na inovação, mas sobre uma mudança cultural em curso no Espírito Santo”, destacou Jamylly Caran, coordenadora do Programa Sementes.
“Cada mulher que passou pelo evento é uma semente que segue germinando ideias, negócios e impacto social”, completou.
De acordo com levantamento recente do Sebrae, 31% das mais de 18 mil startups brasileiras têm uma mulher como fundadora — um salto expressivo em relação a 2023, quando esse percentual era de 8,65%. Já dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) apontam que 15,7% das startups do país são lideradas por mulheres, evidenciando avanços importantes, mas que ainda demandam políticas públicas de incentivo e inclusão contínuas.
O encerramento do Inovadoras foi marcado por uma dinâmica simbólica, na qual participantes de diversos municípios capixabas compartilharam suas jornadas empreendedoras e registraram seus desejos para o futuro da inovação no Estado — representando as sementes que seguem germinando a partir do encontro.





