CONASIM

ES é palco do 1º Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção

Participe do Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção e descubra novas estratégias de fiscalização e valorização de produtos locais.

Foto: divulgação

O Espírito Santo sedia a primeira edição do Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM), que acontece de 12 a 15 de novembro, no Sesc Guarapari. O evento reúne profissionais, gestores públicos, produtores e especialistas de todo o país para debater a descentralização da inspeção de produtos de origem animal.

A programação inclui palestras técnicas, painéis e mesas-redondas que abordam temas como a implantação de Serviços de Inspeção Municipal (SIMs), a formação de consórcios públicos, estratégias de fiscalização em agroindústrias e a valorização dos produtos locais. O evento também se destaca como um espaço de networking, troca de experiências e valorização do território, com ênfase para a culinária capixaba e produtos artesanais.

Realizado pela Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o CONASIM conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Sebrae, Senar, Seag-ES e Idaf.

O superintendente Federal de Agricultura no Espírito Santo, Guilherme Gomes de Souza, participou da solenidade de abertura e ressaltou os avanços do estado na consolidação dos consórcios de inspeção. “O Mapa habilitou recentemente dois consórcios importantes do Espírito Santo, o ProdNorte e o Cointer, para atuar diretamente na inspeção de produtos de origem animal. Atualmente, 30 municípios capixabas integram esses consórcios e já podem comercializar seus produtos em todo o país, observando os procedimentos legais”. Souza também destacou o papel do SISBI-POA, sistema que garante a equivalência entre os serviços de inspeção. “O SISBI-POA credencia o município e exige o cumprimento rigoroso das normas. O Mapa é como um pai que orienta e disciplina — o objetivo não é facilitar, mas assegurar qualidade. O SISBI tira o produtor da informalidade e o ajuda a crescer, ampliando mercados e oportunidades”, disse.

O presidente do CONASIM, Arivald Santos Ribeiro, reforçou a importância da inspeção municipal como ferramenta de inclusão produtiva e segurança alimentar. “Fortalecer o SIM é democratizar o acesso a alimentos mais seguros, de melhor qualidade e com origem garantida. É levar saúde e dignidade a quem consome e valor a quem produz. A inspeção municipal deve orientar e apoiar os pequenos produtores na busca por soluções que garantam a melhoria contínua dos alimentos.” Arivald também destacou o papel do Mapa como coordenador do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e lembrou que o Espírito Santo é referência nacional na área. “O Espírito Santo é destaque em inspeção municipal, com 25 agroindústrias registradas no SIAPE, 80 com equivalência SUSAP e mais de 750 produtos aprovados.”

A diretora do Departamento de Suporte e Normas (DSN) do Mapa, Judi Maria da Nóbrega, enfatizou a importância da integração entre os entes federativos. “Os serviços de inspeção municipal abrem novos caminhos de formalização e desenvolvimento para pequenos e médios produtores. Sua expansão, seja individualmente ou por meio de consórcios públicos, reflete um compromisso técnico e de cooperação institucional.”

O primeiro dia do evento contou ainda com palestra magna do ex-prefeito de Criciumal/RS, Valter Luiz Rech, sobre o papel da inspeção municipal na economia; debate sobre a organização da Defesa Agropecuária, com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Allan Rogério Alvarenga; e uma oficina técnica sobre implantação de um SIM do zero, ministrada pela médica veterinária Tânia Duarte.

O SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) permite que municípios integrem seus serviços de inspeção e comercializem produtos de origem animal em todo o território nacional. Para isso, é necessário comprovar que os padrões locais atendem às mesmas exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Com o selo SISBI-POA, os produtos ganham alcance e competitividade no mercado brasileiro.