Empreendedorismo e cooperativismo são destaques na Feagro Espera Feliz

*Fotos: Leandro Fidelis

O público da Feira Agropecuária (Feagro) de Espera Feliz (MG), realizada de 15 a 17 de agosto, no Parque de Exposições da cidade, conheceu duas iniciativas apoiadas pelo Sistema OCB/Ocemg: a Vila do Café e o Espaço Cooperar.

A Feagro é uma realização do Sicoob Credisudeste e atraiu cerca de 4.000 pessoas nos três dias de programação. Na Vila do Café, centenas de pessoas experimentaram os cafés finos produzidos em Alto Caparaó (MG), onde a cooperativa de crédito é a única instituição bancária do município.

Há dois meses, os cafés de quatro fazendas produtoras são comercializados via e-commerce graças ao “Cafés com Essência ”. A iniciativa é da advogada Williana Moreira, filha de pai cafeicultor e conselheiro do Sicoob Credisudeste, que divulga os produtos da região através das redes sociais e os vende para todo o Brasil.

Segundo a empreendedora, a ideia é lançar um site até o final de agosto para aumentar a visibilidade dos cafés do entorno do Pico da Bandeira.

“Sempre quis abrir negócio próprio e minha paixão por cafés falou mais alto. Meu objetivo é encurtar o caminho entre o produtor e o consumidor ”, diz Williana.

No estande patrocinado pela Ocemg, Williana e o primo, Ramiro Aguiar, apresentaram alguns métodos inovadores de preparo da bebida e estreitaram relações com o público.

“A Feagro é uma oportunidade excelente para expor os cafés entre os associados do Sicoob. Este contato é muito importante ”.

Dentre as novidades no espaço, foram comercializados o café “Vale Verde ”, primeiro lugar no concurso de qualidade de 2018 de Alto Caparaó, e a cerveja “Porter ”, que tem café como ingrediente.

Cooperativismo

O Espaço Cooperar foi um dos locais mais movimentados durante a Feagro Espera Feliz 2019. Em uma tenda ampla com auditório, o analista da gerência de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas da Ocemg, Rogério Coelho, e o supervisor de organização do quadro social do Sicoob Credisudeste, Marciano de Jesus, receberam estudantes e agricultores associados para falar da importância do cooperativismo.

De acordo com Rogério, o objetivo da iniciativa é unir dois pontos: crianças e jovens futuros cooperados e pessoas cooperativistas.

“A ideia é proporcionar cooperativismo para quem ainda não conhece a filosofia e também para aqueles que já são cooperativistas, reciclando-os e mantendo a chama acesa. Se a gente não praticar, falar o tempo todo, isto se perde ”, afirma.

Já Marciano destaca a prevalência da competição na sociedade e defende o cooperativismo como caminho para uma vida mais digna.

“O cooperativismo tem números fantásticos em todo o mundo que a gente desconhece. Estamos plantando uma semente aqui para colher os frutos lá na frente e garantir a perenidade do cooperativismo ”.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos