Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES
O público da Feira Agropecuária (Feagro) de Espera Feliz (MG), realizada de 15 a 17 de agosto, no Parque de Exposições da cidade, conheceu duas iniciativas apoiadas pelo Sistema OCB/Ocemg: a Vila do Café e o Espaço Cooperar.
A Feagro é uma realização do Sicoob Credisudeste e atraiu cerca de 4.000 pessoas nos três dias de programação. Na Vila do Café, centenas de pessoas experimentaram os cafés finos produzidos em Alto Caparaó (MG), onde a cooperativa de crédito é a única instituição bancária do município.
Há dois meses, os cafés de quatro fazendas produtoras são comercializados via e-commerce graças ao “Cafés com Essência ”. A iniciativa é da advogada Williana Moreira, filha de pai cafeicultor e conselheiro do Sicoob Credisudeste, que divulga os produtos da região através das redes sociais e os vende para todo o Brasil.
Segundo a empreendedora, a ideia é lançar um site até o final de agosto para aumentar a visibilidade dos cafés do entorno do Pico da Bandeira.
“Sempre quis abrir negócio próprio e minha paixão por cafés falou mais alto. Meu objetivo é encurtar o caminho entre o produtor e o consumidor ”, diz Williana.
No estande patrocinado pela Ocemg, Williana e o primo, Ramiro Aguiar, apresentaram alguns métodos inovadores de preparo da bebida e estreitaram relações com o público.
“A Feagro é uma oportunidade excelente para expor os cafés entre os associados do Sicoob. Este contato é muito importante ”.
Dentre as novidades no espaço, foram comercializados o café “Vale Verde ”, primeiro lugar no concurso de qualidade de 2018 de Alto Caparaó, e a cerveja “Porter ”, que tem café como ingrediente.

Cooperativismo
O Espaço Cooperar foi um dos locais mais movimentados durante a Feagro Espera Feliz 2019. Em uma tenda ampla com auditório, o analista da gerência de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas da Ocemg, Rogério Coelho, e o supervisor de organização do quadro social do Sicoob Credisudeste, Marciano de Jesus, receberam estudantes e agricultores associados para falar da importância do cooperativismo.
De acordo com Rogério, o objetivo da iniciativa é unir dois pontos: crianças e jovens futuros cooperados e pessoas cooperativistas.
“A ideia é proporcionar cooperativismo para quem ainda não conhece a filosofia e também para aqueles que já são cooperativistas, reciclando-os e mantendo a chama acesa. Se a gente não praticar, falar o tempo todo, isto se perde ”, afirma.
Já Marciano destaca a prevalência da competição na sociedade e defende o cooperativismo como caminho para uma vida mais digna.
“O cooperativismo tem números fantásticos em todo o mundo que a gente desconhece. Estamos plantando uma semente aqui para colher os frutos lá na frente e garantir a perenidade do cooperativismo ”.





