Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo comemoraram bons resultados da participação na primeira Fruit Attraction realizada no Brasil. Os empreendedores estiveram presentes no estande montado na feira internacional de frutas e vegetais pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O evento foi realizado dessa terça-feira (16) até essa quinta-feira (18) e contou com uma extensa programação que incluiu a palestra do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, sobre a produção e o mercado dessas especiarias no Espírito Santo.
“A participação capixaba nesse evento de reconhecimento internacional vai trazer muitos frutos nos próximos meses a partir das parcerias, acordos comerciais e negócios que começam a ser construídos de agora em diante. Com esse resultado positivo, já estamos articulando a participação de empreendedores do Estado nos próximos eventos que tenham essa mesma abrangência internacional para conquistar novos mercados e consolidar esses produtos na pauta de exportações”, avaliou o secretário.
O representante da Almada Export, Lucas Costa Favier, considera ter sido uma oportunidade excepcional para compartilhar experiências e apresentar seus produtos ao setor agrícola, além de estabelecer novas conexões e parcerias. “Foi possível conhecer novos potenciais clientes, parceiros do setor de pimenta-do-reino e também empresas de outras culturas, cujo conhecimento e experiência podem ajudar a todos do setor de pipercultura”, declarou.
Produtor de gengibre há 30 anos, o presidente da Pommer Ginger, Wanderley Stuhr, agradeceu os esforços do Governo do Estado para promover o setor e afirma ter sido inédita essa iniciativa. “Acho que daqui vão sair idéias, projetos e propostas interessantes para multiplicarmos ainda mais nossa produção na região serrana do Espírito Santo”, afirmou.
Junto à equipe da Seag, também participou da comitiva capixaba o secretário executivo da Brazilian Spice Association (BSA), Aureliano Nogueira da Costa, que considera ter sido um diferencial a mostra das pimentas e especiarias capixabas na feira de frutas e vegetais para empresas de dentro e de fora do Brasil, que podem se tornar parceiras e clientes.
“Diversos e importantes negócios foram fechados e várias outras parcerias foram prospectadas durante esses três dias da Fruit Attraction. Isso demonstra a importância da participação das empresas e do Governo do Estado em um evento internacional desse porte”, disse Aureliano Nogueira da Costa.
A avaliação geral dos empreendedores foi muito positiva quanto à oportunidade de poder apresentar os produtos capixabas para o Brasil e o mundo. “Sabemos dos desafios que o setor agrícola e exportador tem pela frente e reconhecemos o esforço e apoio do governo estadual. Isso é fundamental para promover os produtos capixabas e apoiar toda a cadeia produtiva”, avaliou Regis Coelho, representante da Katz Spices.
Fruit Attraction
A Fruit Attraction – São Paulo foi realizada esta semana para reunir milhares de visitantes de mais de 45 países. A feira conta com o Programa de Compradores Internacionais, com o patrocínio da Apex Brasil, que pretende gerar mais de 120 milhões de dólares em vendas nos próximos 12 meses.
A organização do evento promoveu a participação de compradores de 14 países, vindos de várias partes do planeta para conhecer a primeira edição da feira no Brasil.
A presença internacional em busca de oportunidades de negócios foi garantida, com expositores oriundos de Portugal, Grécia, Holanda, França, Itália, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Egito e Nova Zelândia.
Também foi expressiva a participação dos estados brasileiros. Além do Espírito Santo, estiveram no evento representantes do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Pernambuco, do Pará e de São Paulo.




