Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Acolhimento, conhecimento, empoderamento. O Elas no Agro Capixaba foi até Ibatiba no último sábado (8) levar o real significado dessas três palavras — e muito mais — para as mulheres do município. Foram mais de 200 produtoras rurais reunidas em prol do agro da Região Sul do Espírito Santo.
O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Ibatiba, com o apoio da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro, Sistema Faes / Senar-ES, Sicoob, Sebrae Delas e Restaurante Rural Vovó Rosinha. Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), o projeto está expandindo após o sucesso da edição estadual.
A analista do Senar-ES e responsável pelo programa, Munik Muniz, afirma que levar o Elas no Agro Capixaba para mais regiões impacta positivamente na vida de mais mulheres do interior do Espírito Santo.
“O programa busca fortalecer a participação das mulheres no setor agropecuário de cada município do Estado. Quando o programa chega em Ibatiba, é espalhado o conhecimento entre as mulheres locais, o incentivo ao empoderamento feminino e a melhoria das condições de trabalho das mulheres no campo. Além de proporcionar visibilidade às conquistas e desafios delas”, destaca.
As ibatibenses contaram com uma programação diversa, que durou uma tarde inteira. Além de um momento de interação, café da tarde e atração musical, ainda houve duas palestras para completar o dia: Caminhos do Campo, com a instrutora do Senar-ES, Gidemara Kiefer, e Identidade Feminina, com a instrutora Luciana Abranches.
A agente de mobilização de Ibatiba, Késia de Freitas, aponta que o evento proporcionou motivação, empoderamento e, principalmente, um novo olhar sobre o papel que as produtoras rurais desempenham, tanto em casa quanto na comunidade.
“A importância dos temas abordados, o alto nível das palestrantes e a interação entre as participantes foram pontos muito elogiados. Além disso, a iniciativa de realização do evento proporcionou um espaço de troca de experiências e aprendizado, fortalecendo e valorizando ainda mais a rede de apoio entre as mulheres, promovendo inclusão, capacitação e valorização das mulheres no agronegócio”, ressalta.
Para que o Elas no Agro Capixaba chegue até os municípios, é necessário que o Sindicato Rural relacionado entre em contato com o Sistema ou com a Comissão Capixaba das Mulheres do Agro para fazer o pedido de apoio.




