Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto com a Secretária de Agricultura de Divino de São Lourenço realizaram, no último dia 23 de setembro, a 1ª Mostra de Café de Qualidade do município. O evento aconteceu no Cras da cidade e contou com 23 cafés mostras, sendo 15 com nota superior a 80 pontos, considerados cafés finos.
Mais de 100 pessoas participaram do evento. A mostra foi uma oportunidade para os agricultores adquirirem conhecimento. A palestra “Administrando minha propriedade rural ” foi ministrada pela engenheira agrônoma e mestre em Ecologia, Ana Terra Bravim dos Santos.
Já o extensionista do Incaper de Muqui, Tasso da Silva e Souza, apresentou a palestra “Produção de cafés de qualidade ”. Também houve apresentação de resultados com o professor João Batista Simão e a equipe do Caparaó Júnior.
Os produtores dos cafés com as 10 melhores notas receberam certificados no final da mostra. “O objetivo do evento foi divulgar os cafés produzidos no município e também despertar em outros agricultores o potencial de clima, solo e altitude para produção de cafés de qualidade ”, destacou o extensionista e coordenador do evento, José Marcos Spala Oliveira.
O coordenador do escritório local do Incaper de Divino São Lourenço, Roberto Ramos Sobreira, avaliou a importância do evento. “Mais uma vez o Incaper cumpre o seu papel de fomentar o desenvolvimento rural através da valorização do principal produto do município que é o café ”, disse.




