Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Dia Nacional da Extensão Rural e do Extensionista Rural (6 de dezembro) será celebrado no Espírito Santo com diversos eventos ao longo desta semana. Com atividades organizadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e instituições parceiras, a programação começa nesta terça-feira (3) e segue até sexta-feira (6), com capacitações gratuitas para técnicos e produtores, nas áreas de agroecologia, pecuária, bananicultura, pesca, além de concurso de qualidade de café.
No Estado, o Incaper é o órgão responsável pelo serviço público de extensão rural, que foi iniciado há 68 anos, pela Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo, criada em 1956.
Instituído em 1948, o Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural reconhece o papel essencial desses profissionais no desenvolvimento do setor rural. A extensão rural promove qualidade na produção, geração de emprego e renda e melhoria da vida no campo. Extensionistas apoiam agricultores, especialmente familiares, socializando conhecimentos, inovações e políticas públicas, além de incentivar práticas sustentáveis.
Confira a agenda de eventos:
Curso On-line de Formação de Agentes de Ater em Agroecologia – 3 e 4 de dezembro
Inscrição: https://encurtador.com.br/mIh5v
Programação:
1° Encontro: 03/12 (terça-feira)
Produção Orgânica: Organismos de Controle Social (OCS)
8h – Abertura
8h10 – OCS: Características e funcionamento | Fabio Dalbom – Extensionista do Incaper
8h40 – Papel do Extensionista no apoio à formação e funcionamento de OCS | Daniel Duarte –Extensionista do Incaper
9h40 – A importância da extensão rural sob a ótica dos membros da OCS | OCS Universo Orgânico – Nova Venécia
10h20 – Debate
11h – Encerramento
2° Encontro: 04/12 (quarta-feira)
Produção Orgânica: Sistema Participativo de Garantia (SPG)
8h – Abertura
8h10 – SPG: Características e funcionamento | Sara Hope – Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
8h40 – Papel do Extensionista no apoio à formação e funcionamento de uma SPG | Hércules Saar – Rede Povos da Mata
9h40 – A importância da Extensão Rural sob a ótica dos membros da SPG | Leomar Lírio – Rede Bem Viver de Agroecologia
10h20 – Debate
11h – Encerramento
Realização: Incaper; SEAG; BNB; Fundagres; Rede Bem Viver de Agroecologia e Ministério da Agricultura.
Dia Especial: Estratégias para Melhoria do Rebanho Leiteiro – 03/ 12 (terça-feira)
Local: Fazenda Experimental Bananal do Norte – Pacotuba – Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Programação:
12h30 – Inscrições e recepção
13h – Abertura
13h30 – Manejo reprodutivo e uso da inseminação artificial na pecuária de leite | Michele Ricieri Bastos – Extensionista do Incaper
14h10 – Criação de bezerras leiteiras – Flávia Adriane de Sales Silva – Extensionista do Incaper
14h50 – Entrega das doses de sêmen aos produtores atendidos pelo projeto: “Implementação de política pública de Estado para melhoria do potencial genético do rebanho bovino leiteiro capixaba”
15h30 – Lanche e encerramento
Realização: Incaper; FUNDAGRES; LeitES e Bovinocultura Sustentável.
Seminário da Pesca Sul Capixaba: Desafios e Perspectivas – 04/12 (quarta-feira)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Estrada das Cancelas, n° 111, Alto Lagoa Funda – Marataízes (ES)
Inscrição: https://forms.gle/fvjvJqTqeFrozBJq7
Programação:
7h30 – Recepção e credenciamento
8h30 – Abertura
9h – Devolutiva do Projeto: “Avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelas Instruções Normativas nº 138/2006 e 54/2019 que estabelecem os tamanhos mínimos de captura e período de defeso da Lagosta”
9h40 – Coffee Break
10h – Mesa-redonda
Moderador: Jones Santander Neto (IFES – Piúma)
Convidados:
Adayse Bossolani – Coordenação Geral de Gestão Participativa Costeiro-Marinha (MPA)
Diogo Nunes – Departamento de Inclusão Produtiva e Inovação (MPA)
Nilamon Leite – Gestão Pesqueira da Lagosta
Raul Fernandes Simões – Presidente da Associação de Pescadores de Pontal
12h – Almoço
13h30 – Atuação do MPA na pesca artesanal – Adayse Bossolani
14h20 – Pesca Responsável – Antônio Carlos Cavalcanti de Souza (SEAG)
15h10 – Coffee break
15h30 – PESCA + ES: Plano Estadual para o Fortalecimento da Pesca no ES – José Alejandro
García-Prado (SEAG) e Victor Hugo Valério (IFES – Piúma)
17h – Encerramento
Realização: Incaper; SEAG; FAPES; IFES-Campus Piúma e Prefeitura de Marataízes.
Dia Especial: Elas na Pecuária – 04/12 (quarta-feira)
Local: Centro Comunitário de São João de Crubixá – Alfredo Chaves (ES)
Inscrições: https://forms.gle/NRAQ7NsChBUXriy89
Programação:
9h30 – Recepção e momento saúde da mulher
11h – Almoço
12h – Abertura
12h20 – Criação de bezerras leiteiras | Flávia Adriane de Sales Silva – Extensionista do Incaper
13h – Manejo de ordenha e qualidade do leite | Michele Ricieri Bastos- Extensionista do Incaper
13h40 – Empreendedorismo feminino | Gidemara Kiefer – Instrutora do Sebrae
14h20 – Direitos das mulheres no meio rural | Joana Francisco Klein Grillo – Advogada
15h – Lanche e encerramento
Realização: Incaper; Idaf; Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves; Sebrae; SICOOB; Sistema OCB/ES; FAES; SENAR; ACLAC e COOPBENEVENTE.
3° Encontro de Produtores de Banana de Cariacica – 05/12 (quinta-feira)
Local: Propriedade do Produtor Joleick, Comunidade Sabão – Cariacica (ES)
Programação:
7h30 – Inscrição
8h – Abertura do evento
8h30 – Tratos culturais/Manejo de pragas e doenças/Manejo de adubação | Anderson Pilon – Extensionista do Incaper
10h30h – Colheita e Pós-colheita da Banana e Mercado da Banana | Alciro Lamão Lazzarini – Extensionista e coordenador do Centro Regional Litoral Sul do Incaper
11h10 – Aspectos gerais de dimensionamento e manejo de sistemas de irrigação para banana | Caio Louzada Martins – Extensionista e coordenador do Centro Regional Metropolitano do Incaper
12h – Encerramento
Realização: Incaper; Prefeitura Municipal de Cariacica e CAFC/ES.
1º Concurso de Qualidade do Café Arábica Tardio de Vargem Alta – 06/12 (sexta-feira)
Local: Parque de Exposições Lair Alvarenga – Vargem Alta (ES)
Horário: 22h30
Realização: Incaper. Apoio: Secretaria Municipal de Agricultura de Vargem Alta.




