Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Para explorar as possibilidades de diversificação e expansão de culturas no Espírito Santo e fomentar o desenvolvimento socioeconômico, inovação e sustentabilidade, acontece em Colatina a primeira edição, com foco no cacau. O primeiro encontro da Caravana, acontece nesta quinta-feira (14), às 08h, no auditório do Senac de Colatina.
Inscreva-se para participar: AQUI
Na programação desta 1ª edição estão palestras sobre a produção da fruta, linhas de crédito, empreendedorismo e políticas públicas voltadas para a cultura. Raphael Guimarães Soares, subsecretário de Agricultura de Colatina, terceiro maior produtor da fruta, fala da importância de receber o evento.
“Aderimos a Caravana por acreditar que o cacau é uma cultura importante para o município de Colatina. Produzimos cacau há mais de cem anos e somos a terceira cidade que mais produz a fruta no Estado. A Prefeitura entende o cultivo do cacau como uma alternativa de renda e uma agregação de valor para os produtores. Incentivamos não só a produção do cacau, mas também o empreendedorismo a partir do seu beneficiamento”, destaca.
Durante o encontro, o produtor Emir de Macedo Gomes vai contar como transformou a Fazenda São Luiz em uma referência e abordará a produção cacaueira de maneira sustentável.
“O nosso objetivo é estimular a expansão da cultura de forma sustentável para o negócio dos produtores. Para isso é importante atenção em todas as etapas, desde a escolha das mudas, verticalização da produção, uma vez que é um produto que se aproveita 100%. É isso que vamos levar para os produtores e potenciais produtores de Colatina”, salienta o palestrante.
Caio Fiorot, um dos idealizadores do projeto, fala sobre a iniciativa. “Apesar desta primeira edição ser do cacau, criamos o projeto com uma visão ampla. Queremos passar uma mensagem de diversificação agrícola, e consequentemente uma diversificação de renda para os produtores. Mostrar que ele não precisa ficar preso apenas a uma cultura, aos preços de commodities, como ocorre com o café, por exemplo”, explica Fiorot.
Além disso, Caio pontua que as caravanas também têm o objetivo de integrar os setores público e privado. “Vamos trabalhar nas caravanas os caminhos para diversificação, mas queremos também essa conexão com o setor público e entidades ligadas ao agro, para que conheçam as realidades e avaliem formas de também contribuir com essa diversificação por meio de políticas públicas e cursos de formação, por exemplo”.
Programação
8h – Coffee
8h30 – Abertura com contexto do projeto – Campo Vivo – Caio Fiorot
8h40 – Subsecretário de Agricultura de Colatina: Raphael Guimarães Soares
8h50 – Palestra 01 – Da muda à verticalização da produção: O case da Fazenda São Luiz – Emir de Macedo Gomes
9h30 – Palestra 02 – Linhas de Crédito- Amanda da Silva Pieper – Gerente de Relacionamento da Agência de São Silvano
9h45 – Momento empresarial – Rafael Assis de Souza- Coordenador de desenvolvimento de Mercado da AgroCP Soluções Inteligentes
10h – Intervalo
10h10 – Momento empresarial- Rafael Tozetti – Diretor operacional da Matriz Solar Engenharia – Linhares e São Mateus
10h25 – Palestra 05 –Carla Bortolozzo Bassetti – Gerente da Regional Central do Sebrae //// Fabiani Salomão Reinholz Macedo – Reinholz chocolates
10h45 – Palestra 06 – Políticas públicas de fomento à diversificação – Franco Fiorot, presidente do Incaper.
11h10 – Encerramento
Inscreva-se para participar: AQUI




