Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A 12ª edição da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, começa nesta quinta-feira (13), na Praça do Papa, em Vitória, e segue até o dia 22 de setembro, com entrada gratuita. Com o tema “Ícones do artesanato”, o evento reunirá mais de 500 artesãos de diversas regiões do Brasil e deve receber cerca de 30 mil visitantes.
Realizada pela Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, a feira conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
De acordo com Guilherme Pella, analista do Sebrae/ES, 200 micro e pequenos negócios são diretamente beneficiados com espaços para expor e vender seus produtos. “Todo os anos, apoiamos a ArteSanto e, junto com a Aderes e a Feartes, buscamos oferecer a melhor experiência possível para os expositores e visitantes”, destacou.
No estande do Sebrae/ES, com 36 metros quadrados, serão expostos os trabalhos das mulheres de Aracruz que fazem parte do projeto Artebovis, desenvolvido na comunidade de Boa Vista, que produzem diversas peças com a planta taboa, e do Instituto Nós Mulheres, que reutiliza resíduos de madeira na confecção de artesanatos. Casacas de madeira, bordados, tapetes e outras criações estarão disponíveis para venda.

Expectativa
Um dos artesãos que está com grande expectativa para a feira ArteSanto é Juarez Domingos da Aparecida, 68 anos. Morador da Serra, ele fabrica os “Tapetes do Juarez” há mais de 30 anos, junto com sua esposa, Magda, e outros familiares.
“Nossos tapetes são sustentáveis e feitos em tear manual. Para o ArteSanto, estamos levando uma seleção de peças duráveis e bonitas, como tapetes para cozinha, sala e quarto, além de almofadas e outros itens que nossos clientes já conhecem e apreciam”, contou Juarez.
Participante do ArteSanto desde o início, o artesão afirma que a feira é uma grande oportunidade para fortalecer o artesanato capixaba e reencontrar os clientes. “Este mês, muitos clientes entraram em contato perguntando se estaríamos presentes nesta edição e aguardando novidades. O ArteSanto é essencial para muitos artesãos, pois várias famílias dependem do artesanato para viver. Eu, minha esposa, meu filho, meu irmão e outros familiares tiramos nosso sustento da produção dos Tapetes do Juarez.”
A feira
Este ano, a feira homenageia as tradições do Espírito Santo, como a Panela de Barro, patrimônio cultural do Brasil, a confecção da casaca, bonecas de palha de milho, fuxico, flores de concha e a renda de bilros. O legado indígena de Aracruz também estará presente, com cestas e artigos culturais. Os produtos terão preços a partir de R$ 5.
Ao menos 11 estados já confirmaram participação, incluindo Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e o Espírito Santo.
O evento é realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com apoio do Sebrae/ES, Aderes, OCB, e apoio institucional da Feart e Conart. A organização é da Iamonde Design de Eventos.
Serviço
ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo
Data:13 a 22 de setembro
Local: Praça do Papa
Entrada: gratuita




