Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

O agronegócio assume papel de destaque na edição 2025 do ESX – Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação e empreendedorismo do estado. A programação deste ano inclui uma imersão no universo do Agro capixaba, com foco em conectar os avanços tecnológicos ao campo. Especialistas, representantes de startups, gestores públicos e privados se encontram em painéis e atividades que discutem os desafios e as oportunidades do setor, promovendo troca de conhecimento e estímulo à inovação.
Mais de dez startups do setor agro participam da feira, apresentando soluções tecnológicas voltadas à produtividade, sustentabilidade e gestão inteligente. A programação também valoriza os sabores do Espírito Santo, com espaços dedicados à produção local e experiências que celebram a identidade agroalimentar do estado.
A quinta-feira (10) marca o início da programação dedicada ao agronegócio na ESX 2025 com encontros e debates que aproximam inovação e campo. Às 14h, o Espaço SebraeLab recebe o Meetup de Agritechs, reunindo startups, lideranças do setor e representantes públicos e privados para discutir os principais desafios da inovação no agro. Em seguida, às 15h15, o Espaço Conexão será palco do painel Organizando um Ecossistema do Agronegócio Capixaba, com mediação de Evandro Milet (Faes) e participação de Michel Tesch (Seag) e da engenheira agrônoma Stefany Sampaio. Encerrando o dia, às 17h30, a Arena da Inovação sedia o painel AgroTech em Campo, onde Pedro Mannato (Olho do Dono) e Luciano (Certificafé) debatem os impactos da transformação digital no campo, com mediação de Stefany Sampaio.
No sábado (12), a programação retorna com foco na sustentabilidade como vetor de inovação no agronegócio. Às 16h30, na Arena da Inovação, o painel Sustentabilidade nos Negócios reúne nomes como Pedro Malta (Peterson Solutions), Aureliano Nogueira da Costa (Brazilian Spices Association) e o jornalista Abdo Filho para discutir como práticas sustentáveis podem impulsionar negócios no agro. Além dos debates, o público poderá viver uma experiência sensorial com duas cafeterias especiais: o Café Hall Sicoob, com cafés e cacaus de Indicações Geográficas capixabas, e a Cafeteria Incaper Seag, dedicada exclusivamente às mulheres produtoras, sob curadoria do Projeto Mulheres do Café. Ambos os espaços valorizam a origem, a diversidade e a excelência da produção rural do Espírito Santo.





