pube
Eventos

1ª edição da Divino AgroArte marca história no Patrimônio da Penha

Com sua proposta de unir agronegócio, cultura, empreendedorismo, sustentabilidade, turismo ecológico e musicalidade, o evento agradou comunidade e turistas que, nos três dias da programação, agitaram o patrimônio

por Kátia Quedevez

em 01/11/2023 às 14h52

5 min de leitura

1ª edição da Divino AgroArte marca história no Patrimônio da Penha

Fotos: divulgação

Três dias que vão ficar na memória de quem curte e torce por um Caparaó Capixaba agro, cultural, empreendedor, diversificado e ambientalmente preservado. Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, as equipes da prefeitura de Divino de São Lourenço deram uma demonstração de como um evento pode ser pensado e entregue “com a cara da comunidade” e foi isso, a 1ª Divino AgroArte tornou a comunidade do Patrimônio da Penha a grande anfitriã da festa.
“A prefeitura fez muitas obras aqui e ainda entregará muitas outras, mas a comunidade da Penha se envolve e faz toda a diferença. E isso nos enche de alegria. Estamos muito felizes com tudo o que aconteceu aqui. E é apenas a primeira edição, se Deus permitir”, celebra o prefeito de Divino de São Lourenço, Eleardo Brasil.

Prefeito Eleardo Brasil na cerimônia de abertura da 1ª Divino AgroArte

De fato, a comunidade se envolveu em todos os momentos. Desde os expositores, professores, palestrantes, monitores das oficinas e convidados, todos foram recebidos por um Patrimônio da Penha de braços abertos, ávido por tornar tudo mais especial.
Pela escolha da programação, já se notava um cuidado especial. Dalva Ringuier, secretária executiva do Consórcio Caparaó, mais uma vez enriqueceu o evento com sua apresentação sobre turismo sensorial e também fez um alerta sobre “que tipo de turismo promover no Caparaó. Ela defende a preservação das tradições locais, e citou, como exemplo, a culinária. “É importante valorizar nossa comida feita no fogão a lenha, o torresminho, a carne na lata. Na minha opinião, é o que o turista procura, sem muita gourmetização”, pontuou.

Dalva Ringuier, secretária executiva do Consórcio Caparaó

Fabio de Souza Silva, presidente da Associação de Moradores de Feliz Lembrança, de Alegre, apresentou a experiência da comunidade, referência em associativismo. Com sua simplicidade, sabedoria e fala mansa, e toques de humor, Fabio teve uma plateia atenta para conhecer os detalhes da trajetória do grupo. Um espetáculo!

Fabio Souza, da associação de moradores de Feliz Lembrança

Outra apresentação que foi um show à parte foi a do engenheiro agrônomo do Incaper e vereador de Iúna, Matheus Fonseca. O assunto era manejo sustentável do cafeeiro. Parecia uma palestra técnica e era, mas que prendeu uma plateia formada por cafeicultores e o público em geral.

Matheus Fonseca, do Incaper

Sensacional abordagem para quem quer garantir lucro e sustentabilidade. Afinal, “o produtor tem que ganhar dinheiro, ter lucro e ser sustentável, não apenas em relação ao meio ambiente, mas levando o social e o econômico em consideração”, comentou Matheus.

Princesa e Rainha do Agro e Divino de São Lourenço

 

pube

Candidatas ao posto de Princesa e Rainha do Agro e Divino de São Lourenço

Outro ponto alto da 1ª Divino AgroArte foi a eleição das Princesa e Rainha do Agro de Divino de São Lourenço. Lindas e maravilhosas garotas disputaram o título, mas quem levou a faixa da Princesa do Agro foi Fernanda Hosken, do Patrimônio da Penha e Giovanna Karla Costa da Silva sagrou-se a Rainha do Agro de Divino de São Lourenço.

1º Concurso de Cafés Especiais

A primeira edição do Concurso de Cafés Especiais, parceria afinada entre a prefeitura de Divino de São Lourenço e o Incaper, garantiu fortes emoções a quem assistiu à cerimônia de premiação, no sábado, 28, no Parque de Exposições do Patrimônio da Penha. Foi mesmo lindo de se ver!
Garantiu o primeiro lugar e se tornou o primeiro campeão de cafés especiais de Divino de são Lourenço o cafeicultor Amado Batista da Silva; o vice-campeão foi José Isidoro Adão e o terceiro Paulo Roberto Alves. Todos receberam prêmios em dinheiro patrocinados pelo Sicoob. No Cupping Popular, quando o público elege o melhor café, o campeão foi o produtor Ubiranele Paulo de Aguiar.

Ganhador do 1º Concurso de Cafés Especiais de Divino de São Lourenço, Amado Batista da Silva

Tanto o prefeito Eleardo Brasil como Dudu, vice-prefeito de Divino de São Lourenço, estavam empolgados com o sucesso do evento. “Todo o trabalho das nossas equipes, dos parceiros, patrocinadores e do público presente tornou isso possível. Agradeço, de coração aos nossos colaboradores, ao Incaper, Aderes, Governo do Estado, ao governador Renato Casagrande e ao Sicoob por abraçarem esse projeto conosco.”
Para o vice-prefeito Dudu, que é morador do Patrimônio da Penha, tudo valeu a pena, com o apoio de tantas pessoas. Ele pontuou como a comunidade da Penha é importante para o desenvolvimento do município. E “como é importante ver o município se desenvolvendo, com tantas obras. Ainda há muito por fazer. Nosso sincero agradecimento a Deus e a todos que colaboraram conosco,” comentou Dudu.

Parte da equipe organizadora da 1a edição da Divino AgroArte, no Patrimônio da Penha. Também no registro, de camisa azul, o Presidente da Aderes, Alberto Gavini.

A primeira edição da Divino AgroArte realizou uma feira com 39 estandes, de artesanato, agroindústria, agricultura familiar, produtores agroecológicos, restaurantes e cervejarias artesanais, que tiveram sucesso de vendas nos três dias de evento. A feira foi apoiada pela Aderes – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado do Espírito Santo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!