Instrutora do Senar-ES tem grande público feminino em seus treinamento
por Comunicação Senar-ES
em 01/04/2024 às 18h48
3 min de leitura
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, estamos homenageando personalidades que representam a força feminina durante todo o mês. Elas estão cada vez mais presentes em diversos setores e cargos, para muito além da força e dedicação, com muita capacidade e profissionalismo.
Nós reconhecemos a importância e o impacto que as mulheres têm no meio rural. Suas contribuições são fundamentais para o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades rurais em todo o mundo. É essencial destacar suas realizações e inspirar outras mulheres a seguirem seus passos.
Reunimos mulheres que fazem parte da história do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e da Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES), do campo à cidade. Elas representam a diversidade de atividades e papéis desempenhados pelas mulheres no agronegócio, desde produtoras rurais até líderes e gestoras de empresas ligadas ao agro.
A homenagem vai para a instrutora, Elaine.
Ensinamento de mulher para mulher
Responsável por ministrar os treinamentos de “Boas práticas de fabricação”, “Produção de conservas de vegetais”, “Congelamento de alimentos” e “Preparadores de alimentos”, a instrutora, Elaine Matosinhos, tem parceria com o Senar-ES há duas décadas. Suas turmas são compostas, principalmente, por mulheres, que são quase 100% do público.
Mais Conexão Safra
“Percebo que as mulheres são mais atentas nos processos. Elas têm mais facilidade em querer colocar em prática os processos que são necessários, já os homens acham que vai demandar muito tempo. Quando vamos montar os grupos de estudos, também percebo o público feminino com maior agilidade para dividir as tarefas”, menciona Elaine.
A instrutora explica que é natural que as mulheres busquem uma forma de se especializar, sem ter que se distanciar de suas propriedades. E isso justifica o aumento do público feminino nos treinamentos.
“Ministro cursos do Senar há mais de 20 anos e o que vejo hoje no meio rural são as mulheres tomando rédeas da situação no campo. Além de preparar o doce, elas querem ir para as feiras e negociar as vendas. As mulheres quando agregam valor num produto, o benefício retorna para toda família em forma de melhorias na casa, na propriedade. As mulheres estão tomando consciência do seu potencial de trabalho na sociedade e no meio rural isso não é diferente”, ressalta.
Mulheres do campo à cidade
Elaine é exemplo de mulher que impulsiona outras mulheres por meio do ensino. Ela é a terceira das cinco que serão homenageadas pelo Sistema Faes/Senar-ES durante este mês.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!