Estado

Estado vai investir R$ 10 milhões na contratação de 35 projetos de pesquisa

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 05/01/2021 às 22h34

6 min de leitura

O Governo do Estado assinou, nesta terça-feira (05), a contratação de 35 projetos de pesquisa de Avaliação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e da Pesca. Serão investidos R$ 10 milhões nas iniciativas que irão avaliar os impactos socioeconômicos e ambientais gerados a partir da adoção de tecnologias e do acesso às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura, pecuária, abastecimento, aquicultura e pesca.

Durante o anúncio da contratação, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou a importância de investimentos em tecnologia, ciência e inovação. “Estamos finalizando a contratação desses projetos de incentivos à pesquisa. Nossas ações precisam estar baseadas em pesquisas científicas, embora hoje estejamos vivendo em um momento de negação à ciência. Nosso País concentra renda e patrimônio e é bom que a gente tenha ações públicas eficientes para diminuir a desigualdade ”, pontuou.

Casagrande destacou ainda que a iniciativa serve deincentivoaos pesquisadores que atuam dentro dos órgãos públicos. “Estamos incentivando os profissionais de pesquisa. Quero aproveitar para parabenizar toda minha equipe que desenvolveu essa modelagem, dando oportunidade a todos, inclusive a quem nunca tinha participado de uma pesquisa científica, injetando ânimo em nossos servidores ”, afirmou o governador.

Pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apresentaram 95 projetos em 15 dos 17 temas.

A avaliação dos projetos foi feita com base nos critérios estabelecidos na Portaria nº 002-R,de 04 de fevereirode2020. Para tanto, foi instituída a comissão de avaliação, por meio da Portaria nº 049-S, de 30 de abril de 2020, composta por servidores da Seag,doIncaper, do Idaf, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, explicou que o Banco de Projetos é uma ação inovadora e só foi possível pela forte parceria entre o sistema agrícola easinstituições. Ele também destacou o empenho dos servidores que atuaram na concepção desse Banco de Projetos, na proposição e avaliação, bem como aqueles que submeteram seus projetos.

“São projetos nas principais cadeias produtivas do agronegócio e da pesca, tratando de todos os públicos e avançando nos eixos de comercialização, agroindustrialização, defesa agropecuária e recursos naturais. Certamente os projetos são extremamente importantes, tendo como resultado a difusão de tecnologias, a melhoria de processos e procedimentos, assim como a formação de profissionais e produtores e a mensuração dos impactos do conhecimento aplicado no campo ”, disse Foletto.

“Tendo total apoio de um Governo que acredita na ciência, contamos com um grande time de servidores e instituições parceiras para inovar e colocar de pé o mais robusto programa de avaliação de políticas públicas de desenvolvimento rural e da pesca do Brasil. Em breve, teremos um sólido conjunto de evidências que nos permitirão melhorar continuamente nossos resultados ”, completou o subsecretário de Estado de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, este é um importante espaço para o desenvolvimento de ideias inovadoras na área de defesa agropecuária. “O objetivo é promover ações que possam potencializar a preservação ou melhoria da saúde animal, da sanidade vegetal e da inocuidade, qualidade e segurança de alimentos, insumos e demais produtos agropecuários. Estamos muito felizes que o Idaf possa, com os demais órgãos parceiros, contribuir nesse processo ”, declarou.

“O recurso investido pelo Governo do Estado representa um ganho gigantesco para o sistema agrícola do Espírito Santo. É um incentivo inédito que valoriza o trabalho em prol do desenvolvimento rural capixaba. Parabenizo a todos servidores do Idaf e Seag que pensaram e desenvolveram temas de pesquisa inovadores e, especialmente, aos servidores do Incaper que elaboraram 25 projetos selecionados para contratação ”, completou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, celebrou o esforço entre órgãos estaduais para elaborar o programa e alcançar esse resultado expressivo. “Essa iniciativa faz surgir um processo muito importante na Administração Estadual. Porque não basta apenas financiar projetos, mas também é necessário medir os resultados concretos. Dessa forma, nossa proposta abarca também a mensuração dos resultados para podermos entregar pesquisas que possam ser efetivamente aplicadas na vida real ”, observou.

Acesse e conheça os projetos:https://cutt.ly/mjdnC4g

Sobre o Banco de Projetos

O Banco de Projetos de Pesquisa da Seag consiste em desenvolver projetos relacionados aos impactos socioeconômicos e ambientais gerados a partir da adoção de tecnologias e do acesso às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura, pecuária, abastecimento, aquicultura e pesca.

Temas: Agroecologia e produção orgânica, Agroindústria e empreendedorismo rural, Aquicultura e pesca, Cafeicultura, Climatologia e estratégias de convivência com eventos extremos, Comercialização e mercados, Comunicação para o desenvolvimento rural, Defesa sanitária e inspeção (animal e vegetal), Desenvolvimento socioeconômico de populações do meio rural e da pesca, Fruticultura, Olericultura, Pecuária, Pipericultura, Produtos com qualidade vinculada à origem (indicações geográficas, marcas coletivas ou produtos tradicionais, regionais ou artesanais), Recursos naturais, controle florestal e licenciamento ambiental de atividades agropecuárias, Silvicultura, Terras e Cartografia.

O Banco de Projetos foi realizado pela Seag em parceria com o Idaf, Incaper, Fapes, Secretarias de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti) e de Economia e Planejamento (SEP), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Fundação Getúlio Vargas &ndash, Iniciativa Clear.

Exit mobile version