pube
Estado

Casagrande toma posse com o compromisso de inovar e fortalecer o agro capixaba

por Redação Conexão Safra

em 02/01/2023 às 11h34

6 min de leitura

Casagrande toma posse com o compromisso de inovar e fortalecer o agro capixaba

O governador reeleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço, foram empossados oficialmente na tarde deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade contou com a participação de convidados e autoridades dos Poderes do Estado. Após a posse, o governador seguiu para o Palácio Anchieta para a solenidade de recondução ao cargo.

Casagrande chegou à Assembleia Legislativa acompanhado da esposa, Maria Virgínia, sendo recepcionado pelos integrantes da equipe de governo. Dentro do plenário, o governador e o vice fizeram o compromisso de posse, onde prometeram “manter, defender e cumprir as constituições federal e estadual, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense”.

Após a posse solene no Legislativo, o governador seguiu para o Palácio Anchieta, onde foi recebido pela Guarda de Honra da Polícia Militar, passando as tropas militares em revista. No Salão São Tiago, Casagrande recebeu a faixa governamental, discursou e foi cumprimentado pelos presentes no Salão Nobre.

Em seu discurso, Casagrande fez um agradecimento emocionado à sua família e à confiança do povo capixaba. “Renovar este mandato popular é para mim, ao mesmo tempo, uma enorme honra e uma grande responsabilidade. Uma honra por saber que a renovação desse compromisso sinaliza que esse projeto, construído com participação ampla da nossa sociedade, tem apresentado resultados positivos e significativos na vida das pessoas. E uma grande responsabilidade por ter a clareza de que, nos próximos quatro anos, serei instrumento dos avanços e das transformações que nossa sociedade exige e a chegada de novos tempos e desafios nos impõe”, disse.

pube

Quando perguntado sobre a escolha de Enio Bergoli para a Agricultura, durante coletiva concedida após a posse, Casagrande falou de continuidade do trabalho iniciado em seu mandato anterior e da importância de ter no comando da pasta uma pessoa com perfil técnico.

Vamos continuar um trabalho, que começamos e ainda não foi concluído, que é o fortalecimento do Idaf, do Incaper e da Ceasa. Fortalecer o sistema público agrícola e conectá-lo com o Ifes, com a Ufes e com as cooperativas. Hoje, essas instituições têm muitos profissionais, pesquisadores, extensionistas, gente que trabalha com assistência técnica e extensão rural, continuar investindo em infraestrutura mas, especialmente,  recuperar, e foi por isso que busquei, uma pessoa técnica para a Secretaria de Agricultura, recuperar a importância dada à área de assistência técnica, extensão rural e pesquisa voltada para produção agrícola“, pontuou Casagrande.

Pela terceira vez à frente da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli  falou da expectativa para os próximos anos.  “É um sentimento de muita alegria e de muita responsabilidade. É a terceira vez que estou à frente da Secretaria de Agricultura e voltar em uma pasta tão importante para o desenvolvimento do Espírito Santo como um todo é de uma responsabilidade muito grande, mas estou animado, minha formação profissional e minha origem me credenciam para isso. Não faremos mais do mesmo, vamos fazer um amplo planejamento estratégico para que o agro volte a ter interlocução com os agricultores, com as representações, vamos  continuar trabalhando com o fortalecimento das estruturas do agro; é nesse contexto que vamos caminhar“, declarou o secretário.

Foto: arquivo Conexão Safra

O subsecretário da pasta, Michel Tesch, disse que essa é a hora de refazer as rotas e introduzir temas transversais no agro para trabalhar o desenvolvimento sustentável do agro.

A orientação do governador, do vice e do secretário de Agricultura é refazer o planejamento estratégico de longo prazo para a agricultura. Temos cadeias muito sólidas e precisamos incorporar alguns temas transversais, como a sustentabilidade, as mudanças no comportamento do consumidor, que acabam chegando na base de produção, a própria descarbonização, essa agenda de mudanças climáticas que a gente passou. Se a gente pegar um histórico recente, a gente vem de 2013 com chuvas torrenciais, 2015 e 2016 de seca severa, 2020 chuvas severas novamente, 2022 começamos com chuvas, passamos por um período de seca, especialmente na região Sul do Estado, agora muita chuva de novo. Quando se fala de mudanças climáticas estamos falando da redução dos intervalos de ocorrências desses acontecimentos, então é o momento de repensar as nossas estratégias, de reprogramar nossa visão de futuro para agricultura capixaba. É um momento muito oportuno, e a sinalização que a gente tem do governador, do vice e do secretário é de pensar nesse sentido. Temos cadeias profissionais, arranjos e instituições muito profissionais para nos ajudar pensar esse desenvolvimento. A hora é agora“, enfatiza Michel.

Foto: Kátia Quedevez

 

Prefeitos prestigiam a posse

Luciano Pingo, prefeito de Ibatiba, participou da posse e falou sobre a continuidade do trabalho do governador Renato Casagrande. “Manter o Espírito Santo sob a liderança do nosso governador tranquiliza toda a sociedade capixaba, pois sabemos que os investimentos e melhorias continuarão acontecendo nos 78 municípios. No novo mandato, a agricultura que será liderada pelo secretário Enio Bergoli permanecerá sendo o carro-chefe do desenvolvimento das cidades interioranas. Bergoli tem boa energia e é trabalhador”.

Foto: arquivo pessoal

Já o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destacou a escolha do secretário de Agricultura e a expectativa para a agricultura nos próximos anos. “A gente fica feliz com a recondução do nosso governador Renato Casagrande e a indicação do secretário de Agricultura. Nosso município é muito agrícola, então temos as melhores expectativas possíveis. Que possa melhorar cada vez mais, além do que já foi feito de ‘Caminhos do Camp’o, de maquinário , de equipamentos, que a gente possa cada vez mais fortalecer nossa agricultura. E a vinda do Enio, que é um secretário experiente, já mostrou isso no passado. Temos as melhores expectativas possíveis de bons anos para a agricultura do nosso Estado”.

 

Foto: divulgação PMVN

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!