pube
Entrevista

Um ‘balaio’ de boas ideias para o agro

Agência formada por ex-colegas do curso de Desenho Industrial da Ufes está por trás dos projetos de identidade visual das principais Indicações Geográficas e quer se firmar como referência em design. Confira entrevista com o sócio-diretor Chico Ribeiro

por Leandro Fidelis

em 09/07/2020 às 11h21

4 min de leitura

Um ‘balaio’ de boas ideias para o agro

Os cafés das Montanhas Capixabas, do Caparaó e o Conilon Capixaba estão prestes a obterem o reconhecimento nacional de procedência junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além de ser o cartão de visita, a
identidade visual dos produtos com Indicação Geográfica (IG)
contribuiu para fortalecer o conceito e atestar
a notoriedades dos grãos nas regiões de origem.

A Agência Balaio assina todos os projetos acima. Com sede em Vitória e pioneira em branding* e design estratégico no Espírito Santo, a empresa é formada por quatro egressos da turma de 2007 do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A agência ostenta mais de dez premiações nacionais e internacionais de design, com trabalhos desenvolvidos para clientes de 15 Estados, dentre eles branding e identidade visual das IGs do Pirarucu e da Farinha de Uarini, no Amazonas, a Cachaça de Paraty e as Vieiras da Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e Granito do Noroeste Capixaba.

pube

O designer Chico Ribeiro é um dos sócios-diretores e consultor de Inovação do Instituto Inovates, consultoria de referência nos projetos de IGs. Nesta entrevista, ele fala da experiência na criação e gestão de projetos ligados ao café e de como o agronegócio se mostra um dos principais mercados de atuação da agência. “A gente fala que é designer de café ”, diz Chico, que confessa ter tomado a primeira xícara de café há apenas sete anos. Confira!

Chico Ribeiro mostra alguns trabalhos de design gráfico da Agência Balaio. (*Fotos: Divulgação)

Safra ES- Qual o serviço prestado pela Agência Balaio?
Chico-
A Balaio atua sobre três pilares: branding, design estratégico e comunicação institucional. Isto inclui design de serviço, gráfico e digital, identidade de marcas, entre outros. Contamos com 18 colaboradores e somos considerados o maior escritório do Espírito Santo em capacidade produtiva, faturamento e expansão territorial.

Safra ES- E de que maneira ocorre essa expansão?
Chico-
Temos projetos em 60 municípios capixabas e clientes em pelo menos 15 Estados brasileiros. Alguns são clientes com carteira, para os quais gerimos as suas marcas durante o ano. Somando todos os atuais, são mais de cem projetos variados, dentre embalagens, sites, marcas, entre outros.

Safra ES- Cite alguns projetos visuais com a assinatura da Balaio.
Chico-
Muitos são ligados ao café, como por exemplo, as marcas da Real Café Reserva, Cafés Fazenda Venturim, Grão da Rota e Grão da Roça, o Café Guardião (Cooabriel), além dos projetos de identidade das três Indicações Geográficas de café do Estado (Montanhas, Conilon e Caparaó). O projeto do Caparaó foi um divisor de águas porque, depois dele, adentramos no mundo do café e passamos a trabalhar com identidade de marca e embalagem para várias empresas do ramo, como cafeterias, associações e indústrias. Um leque de atuação que se deu de forma orgânica e natural.

Safra ES- E por que o interesse pelo agronegócio?
Chico-
O agronegócio no Espírito Santo é muito forte. No caminho da agência, nos últimos 13 anos, a gente entendeu que transitava no setor, mas não de forma estratégica. Houve um entendimento que ali existia um grande potencial para ajudar empresas capixabas na estruturação das suas marcas. Até 2013, aos meus 32 anos, eu não tomava café. A primeira vez foi com Cecília Nakao e Afonso Lacerda,
de Pedra Menina (Dores do Rio Preto). Hoje sou apreciador de processos, participações intensas, imersões pra construir essas marcas. A gente fala que é “design de café ”.

Safra ES- Apesar da diversidade, o que os projetos capixabas têm em comum?
Chico-
O que a gente tenta utilizar tanto em projetos para marcas ou IGs é metodologia. É gostar de conhecer pessoas. Vemos uma diversidade cultural grande, muita riqueza, e nesta imersão tentamos extrair esses diferenciais: o perfil do solo, climático e de pessoas. Este é o cerne para desenvolver todos os projetos de Indicação Geográfica. O Espírito Santo nos permite muitas viagens para mundos diferentes dentro do mesmo Estado. Fomos inteligentes em ver isso, fizemos uma leitura dessa diversidade e conseguimos adequar a comunicação com esses públicos.

Safra ES- E quais são os planos da agência para o futuro?
Chico-
Se firmar como referência tanto no mercado capixaba quanto brasileiro, mas primeiramente mostrar o diferencial do design capixaba para o próprio mercado capixaba. Neste momento que estamos passando, nosso objetivo é auxiliar as marcas capixabas a alcançarem seus propósitos para se posicionarem e se diferenciarem no mercado.

*Branding- processo de gestão usando a marca como referência, tendência da IG e das empresas.

Sócios da Agência Balaio.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!