Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O esquenta para o Innovation Experience Espírito Santo, o ESX, maior evento de inovação sediado no estado, já começou. O edital do Programa de Startups ESX 2025 foi lançado no último dia 22, durante o Startup Day.
A seleção é voltada para 300 startups de todo o Brasil, que serão beneficiadas com capacitações, mentorias, exposição em um dos dias do ESX, além da oportunidade de serem escolhidas para participar de rodadas com investidores. O ESX acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Praça do Papa.
O edital busca fortalecer o ecossistema de inovação, fomentar a conexão com investidores, a promoção de negócios e a troca de conhecimentos entre os participantes. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até 11 de maio pela Plataforma Sebrae Startups.
O cadastro na plataforma já permite que a startup tenha acesso a uma cesta de benefícios e seja divulgada na Vitrine Sebrae Startups. Uma vez realizado o cadastro, a startup será avaliada por uma banca em quesitos como Modelo de Negócios, Solução, Alcance de Mercado e Capacidade Executora.
Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do governo do Estado e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o evento tem público esperado de mais de 20 mil visitantes nos três dias.
Rodada de negócios com investidores
Além de reforçar sua posição de plataforma para todo o ecossistema de inovação capixaba, a edição deste ano do ESX apresenta alguns diferenciais em seu formato, como adianta o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha.
“Entre as novidades do ano está a ampliação do foco em negócios, em capacitação e em integração. E, exatamente por conta desse direcionamento maior que daremos aos negócios, optamos também por alterar os horários e os dias de realização do evento, que passa a ocorrer de quinta a sábado, com abertura ao público em geral a partir das 13h”, explica.
Isso porque as manhãs do ESX serão reservadas à realização de atividades exclusivas para as startups selecionadas pelo edital, como integrações entre startups e investidores, rodadas de negócios, capacitações, integrações entre ecossistemas e Ambientes Promotores da Inovação, públicos segmentados e ações de patrocinadores.

“Ao trazer a possibilidade de aproximação, de integração e de alinhamento entre esses públicos, o evento abre a oportunidade para que eles vejam e possam ser vistos. Com isso, é possível reforçar laços e parcerias entre eles, bem como as chances de se reconhecerem nesse processo e, também, de se sentirem reconhecidos”, ressalta.
Ao conectar pessoas, supri-las com informações atuais, de qualidade, e compartilhar conhecimento, mas, principalmente, ao atrair e qualificar os atores que movimentam esse ecossistema, o ESX também se destaca como um importante hub de inovação.
A gestora do projeto de startups do Sebrae/ES, Isabella Calmon, reforça que a rodada de negócios ocorrerá em dois dias e irá colocar as startups em contato com mais de dez investidores. “Os valores que os fundos de investimentos têm à disposição para investir nas startups selecionadas pelo edital chegam a R$ 1 milhão”, revela.
O ESX mantém o perfil de festival, voltado a despertar o interesse de todos aqueles que têm vontade de conhecer mais sobre inovação, e assim atrair e envolver a sociedade no assunto. “Nosso intuito é pautar a inovação e movimentar esse mercado tão amplo e cheio de possibilidades. Nosso objetivo é que o ESX seja o gatilho para ativar a inovação em mais frentes de negócio, a exemplo do próprio varejo, que vem se transformando em alta velocidade e precisa de atenção”, reforça o diretor técnico Eurípedes Pedrinha.
–





