Impacto Socioambiental

Conheça os vencedores da Maratona de Negócios do Sebrae/ES

Os dois primeiros lugares vão participar de missão de impacto em São Paulo, enquanto o terceiro lugar terá acesso ao Empretec, capacitação sobre empreendedorismo

Da esquerda para a direita, SymbioTech (3º lugar), Oportuna Nai (2º lugar) e GeoRecicla (1º). Foto: Thiago Guimarães

A Maratona de Negócios de Impacto Socioambiental (NISA) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) chegou ao seu momento decisivo nesta sexta-feira (3). Ao longo da manhã, no Parque Costeiro da Vale, em Vitória, mais de 20 empresas apresentaram seus pitches à banca avaliadora composta pelos membros do Comitê Estadual de Fomento a Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental (CENISA). Após a avaliação dos quatro jurados, as três iniciativas vencedoras foram, respectivamente, GeoRecicla, Oportuna Nai e SymbioTech.

“As iniciativas selecionadas para a Maratona apresentaram soluções inovadoras, voltadas ao desenvolvimento sustentável e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Elas passaram por dois dias de aprendizado, mentorias e conexões antes de apresentarem seus projetos à banca nesta sexta. Os três negócios com melhor avaliação foram premiados”, explicou a gestora do Projeto Negócios de Impacto Socioambiental do Sebrae/ES, Célia Perin.

Os dois primeiros colocados (GeoRecicla e Oportuna Nai) garantem uma missão para participar do Impacta Mais, em São Paulo, o maior evento de negócios de impacto da América Latina. Já o terceiro lugar (SymbioTech) receberá como premiação a participação no Empretec, capacitação referência em comportamento empreendedor.

A GeoRecicla atua na gestão integrada de resíduos sólidos recicláveis, oferecendo consultoria, capacitação e projetos sustentáveis que visam transformar a realidade dos catadores e fortalecer a cadeia da reciclagem.

Já a Oportuna Nai oferece uma plataforma simplificada que conecta pessoas em situação de vulnerabilidade social a oportunidades formais de trabalho.

A SymbioTech produz biofertilizantes sob medida, coletando pequenas amostras do solo das propriedades rurais e multiplicando os microrganismos presentes ali em laboratório. Dessa forma, os agricultores podem ter acesso a insumos feitos sob medida, que não são prejudiciais ao meio ambiente e têm custo menor que os fertilizantes tradicionais.

Os projetos apresentados durante a NISA representam o potencial transformador do empreendedorismo capixaba com impacto socioambiental.