pube
#TBTConexãoSafra

Casal inova com cosméticos à base do abacaxi de Marataízes

Empreendedores fazem sucesso nacional com sabonete líquido feito com extrato de abacaxi na cidade famosa pela produção estadual da fruta

por Leandro Fidelis

em 24/08/2023 às 6h00

5 min de leitura

Casal inova com cosméticos à base do abacaxi de Marataízes

A ideia do casal é lançar a linha completa de cosméticos à base do extrato de abacaxi em 2023. (*Fotos: Divulgação)

Muitas vezes um olhar forasteiro e empreendedor vê brilho naquilo que as pessoas do lugar já se habituaram, mesmo se tratando de algo notório como o abacaxi de Marataízes. É o caso da maquiadora profissional Bárbara Damázio e do marido, Matheus Lopes. Mineiros de Aimorés, eles se mudaram há sete anos para a cidade litorânea, no Sul do Espírito Santo, onde iniciaram um negócio de sucesso com cosméticos feitos a partir da famosa “doce, doce, doce fruta local de poupa amarela”.

“O abacaxi de Marataízes é muito conhecido em Minas. Sempre achei isso interessante e quando finalmente vim para a cidade do abacaxi pensei numa forma de valorizar isso”, diz Bárbara.

Em 2018, o casal montou uma loja de maquiagem onde a empreendedora, ministra cursos, frequentados por alunos de Marataízes, Itapemirim, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim. Com dois anos da inauguração do ponto comercial, Bárbara e Matheus criaram uma marca própria. O negócio começou com esponjas e pinceis de maquiagem e, há um ano, partiu para a linha de cosméticos, com três tons de batom e lip tint (gloss labial).

“A gente coloca Deus em primeiro lugar em tudo. Digo que a marca não é minha, é de Deus. No ano passado, durante o lançamento do lip tint, tivemos a ideia de criar uma linha de skin care, com produtos de limpeza facial, e pensamos num produto que fosse revolucionário, diferente de outros disponíveis no mercado”, conta Bárbara.

pube

Ela e o marido começaram a pesquisar e descobriram ser o abacaxi uma das melhores frutas para tratamento de pele. A empreendedora enumera vários benefícios da fruta que, segundo ela, contém muita vitamina C e, por ser anti-inflamatória, é ótima para a secagem de espinhas, ajuda no controle da oleosidade da pele, na redução de manchas e na esfoliação. 

O casal entrou em contato com uma fábrica de fora do Estado e propôs criar uma linha de produtos voltados para o tratamento cutâneo todos à base do extrato de abacaxi. Foram várias reuniões e, para surpresa dos empreendedores, não havia no mercado brasileiro cosméticos feitos com abacaxi com os mesmos benefícios.

A fórmula própria foi desenvolvida em um ano e testada em seis produtos, todos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após vários testes com os clientes, o primeiro da linha especial é o sabonete líquido com fragrância que chama muita atenção. “O que mais ouço é que fiz um suco de abacaxi e o coloquei dentro do produto, porque é abacaxi puro!”, diz a idealizadora.

Bárbara explica que o sabonete é fabricado com o flurix da fruta, obtido através de um exclusivo processo biotecnológico que mimetiza o seu amadurecimento natural. O produto usa enzimas nativas da fruta, que transformam a polpa em um líquido cristalino com todos os componentes ativos em concentrações equivalentes às encontradas no abacaxi natural e sem a adição de solventes. “O flurix apresenta diversos adstringentes nutritivos. Então o sabonete líquido é multifuncional, funciona até como demaquilante”.

O produto pode ser encontrado em revendedoras em Cachoeiro e Minas Gerais ou encomendado através do perfil do Instagram. “Enviamos para o Brasil inteiro”, afirma. A ideia do casal é lançar a linha completa de cosméticos à base do extrato de abacaxi em 2023.

 

Campanha nas redes sociais

Apesar da iniciativa, ainda incomodava Bárbara e Matheus o fato de os empreendedores marataizenses não valorizarem o produto mais conhecido da economia local e que faz da cidade a maior produtora de abacaxi do Estado. Antes mesmo do lançamento do sabonete líquido, o casal mineiro criou um movimento nas redes sociais para despertar nos moradores o interesse na valorização da fruta.

“Muitas vezes a gente procura um doce de abacaxi na cidade e não tem. Eu tenho roupas e acessórios com o tema e decorei um quarto com motivos de abacaxi. Depois que passei a publicar nas redes sociais, outras lojas de Marataízes se envolveram, adquirindo peças com estampas da fruta, boleiras fazendo mais bolos de abacaxi, todas me marcam no Instagram. Acabei ficando conhecida como ‘A Louca do Abacaxi’. E eu chamo as seguidoras de ‘abacaxizetes’, pois tudo o que elas encontram com a fruta lembram de mim”, relata Bárbara.

Outra ação nas redes foi a criação do filtro no Instagram “É de Marataízes” que rendeu mais de 400 mil impressões. “Pessoas de todo o Brasil estão usando o filtro. Muitos que compram no carro do abacaxi lembram e marcam”.

Além disso, o rótulo do sabonete líquido utiliza a hashtag #édoabacaxidemarataizes e a frase “De Marataízes para o mundo” vem estampada na caixa. Ideias que reforçam a identidade do lugar que Bárbara e Matheus escolheram para empreender. “Além das pessoas gostarem, o que nos deixa feliz é eu e meu marido, que somos mineiros, ajudamos a levar o nome de Marataízes para o mundo. É a nossa maior satisfação, valorizar a fruta da cidade onde moramos”.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!