Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

A partir de 1° de abril de 2023, os consumidores irrigantes dos municípios de São Roque do Canaã e Vila Valério, atendidos pela Empresa Luz e Força Santa Maria, terão a possibilidade de optar por uma nova faixa de horário para o benefício de irrigação ou aquicultura, a “tarifa verde”.
A nova opção de horário para desconto na tarifa de energia elétrica será entre 5h30 e 14h.
Atualmente, o benefício do desconto tarifário nas atividades de irrigação e ou aquicultura, popularmente conhecida como “tarifa verde”, é para o consumo de energia elétrica no intervalo de 21h30 de um dia a 6h do dia seguinte, possibilitando economia de até 70%.
O horário atual será mantido e fica a critério do cliente a opção novo horário. O cadastro será realizado pela Santa Maria, que pretende ampliar o horário alternativo para outros municípios da área de concessão da empresa no Noroeste do Espírito Santo.
De acordo com a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a aplicação dos benefícios tarifários depende da atualização cadastral do consumidor, com a apresentação, dentre outros, de documento que concede o direito de uso de recursos hídricos e destina-se as seguintes cargas:
- Aquicultura: cargas utilizadas no bombeamento para captação de água e nos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais; ]
- Irrigação: cargas utilizadas no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo pelo uso de técnicas específicas e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.




