Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, classificou como “ótima notícia” a decisão dos Estados Unidos de reduzir tarifas aplicadas a produtos agrícolas brasileiros, como café e frutas. Para ele, a medida representa um alívio direto para o agronegócio capixaba, que vinha perdendo competitividade no mercado americano desde o início das sobretaxas.
“A decisão de hoje do presidente Donald Trump de reduzir tarifas para produtos como café e frutas representa uma ótima notícia para o Espírito Santo. Somos um dos maiores produtores de café do país, e os Estados Unidos são um dos principais destinos da nossa exportação”, afirmou Ferraço.
Ele ressaltou que os impostos adicionais criaram desigualdade nas condições comerciais. “Com tarifas elevadas, os produtos capixabas perdiam competitividade diante de outros países. Agora, essa mudança tende a restabelecer nossas vantagens no mercado internacional e dar mais tranquilidade aos nossos produtores, que poderão seguir investindo e expandindo com segurança o que faz o Espírito Santo crescer e gerar oportunidades.”
A fala do vice-governador ocorre após a Casa Branca anunciar, nesta sexta-feira (14), uma redução nas tarifas de reciprocidade aplicadas ao café, à carne, ao açaí e a frutas tropicais frescas ou congeladas. A ordem executiva marca o primeiro recuo no tarifaço de 50% imposto em agosto pelo governo de Donald Trump, em duas etapas iniciadas em abril.





