Tarifaço

Ricardo Ferraço diz que corte tarifário dos EUA é alívio para agro

Ricardo Ferraço, vice governador do Espírito Santo

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, classificou como “ótima notícia” a decisão dos Estados Unidos de reduzir tarifas aplicadas a produtos agrícolas brasileiros, como café e frutas. Para ele, a medida representa um alívio direto para o agronegócio capixaba, que vinha perdendo competitividade no mercado americano desde o início das sobretaxas.

“A decisão de hoje do presidente Donald Trump de reduzir tarifas para produtos como café e frutas representa uma ótima notícia para o Espírito Santo. Somos um dos maiores produtores de café do país, e os Estados Unidos são um dos principais destinos da nossa exportação”, afirmou Ferraço.

Ele ressaltou que os impostos adicionais criaram desigualdade nas condições comerciais. “Com tarifas elevadas, os produtos capixabas perdiam competitividade diante de outros países. Agora, essa mudança tende a restabelecer nossas vantagens no mercado internacional e dar mais tranquilidade aos nossos produtores, que poderão seguir investindo e expandindo com segurança o que faz o Espírito Santo crescer e gerar oportunidades.”

A fala do vice-governador ocorre após a Casa Branca anunciar, nesta sexta-feira (14), uma redução nas tarifas de reciprocidade aplicadas ao café, à carne, ao açaí e a frutas tropicais frescas ou congeladas. A ordem executiva marca o primeiro recuo no tarifaço de 50% imposto em agosto pelo governo de Donald Trump, em duas etapas iniciadas em abril.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos