Mercado

Preço do feijão preto cai e do carioca tem leve alta

Preço do feijão preto em queda com a nova safra e preço do feijão carioca em alta devido à disputa por lotes, segundo o Cepea

Feijão Rio de Janeiro fluminense Preço do feijão
Foto: divulgação

O mercado do feijão no Brasil apresentou tendências distintas para os preços do feijão preto e carioca na última semana, conforme levantamento do Cepea. O preço do feijão preto registrou queda, influenciado pela maior oferta da nova safra. Já o preço do feijão carioca teve um leve aumento devido à disputa por lotes disponíveis.

Segundo o Cepea, as maiores reduções no preço do feijão preto foram no Paraná e em São Paulo, regiões onde a colheita da nova safra está mais avançada, aumentando a disponibilidade do produto no mercado.

Em contrapartida, o preço do feijão carioca tem sido sustentado pela menor oferta de lotes de qualidade. Produtores mantêm firmeza nas negociações, diante da concorrência entre compradores para garantir o abastecimento.

Para especialistas em agronegócio, a dinâmica do preço do feijão reflete a lei da oferta e demanda, influenciada pela época da safra e pela qualidade dos grãos disponíveis. Eles destacam importância do acompanhamento da cotação do feijão para produtores e consumidores.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos