Mercado financeiro

Do campo à Faria Lima: Avra impulsiona o agronegócio brasileiro

A consultoria atuará como uma ponte entre os produtores e os investidores, facilitando a origem de ativos e oferecendo assessoria

Octaciano Neto, Amanda Coura e Francisco Jardim, da SP Ventures: os sócios da Avra (foto: divulgação)

O agronegócio brasileiro, um dos pilares da economia nacional, movimenta bilhões de reais anualmente. No entanto, uma parcela significativa dos produtores rurais ainda enfrenta dificuldades para acessar o crédito, limitando seu crescimento e modernização. Para mudar essa realidade, surgiu a Avra, uma consultoria que promete conectar o campo à sofisticação do mercado financeiro.

Segundo o portal Exame, o mercado de crédito rural no Brasil movimenta cerca de R$ 1,1 trilhão anualmente. Desse total, aproximadamente R$ 200 bilhões estão concentrados em ativos do mercado financeiro, como os Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e os Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). A Avra, fundada por ex-produtores rurais com experiência no mercado financeiro, busca atender especialmente pequenos e médios produtores.

“Nosso objetivo é ampliar a originação de ativos para o mercado. Queremos trazer o empresário rural para mais perto do mercado e auxiliar os gestores, fornecendo ativos de alta qualidade”, afirma Octaciano Neto, um dos fundadores da Avra à publicação.

A consultoria atuará como uma ponte entre os produtores e os investidores, facilitando a origem de ativos e oferecendo assessoria personalizada. A SP Ventures, uma das principais gestoras de venture capital do país, acredita no potencial da Avra e está investindo na empresa.

“Temos atuado desde a fundação da empresa — o que não costumamos fazer, mas fizemos questão de apoiar aqui, devido à qualidade e ao potencial das pessoas envolvidas. Conhecemos bem a dor que estão endereçando e acreditamos que se trata de uma oportunidade de mercado enorme e muito relevante”, afirmou Francisco Jardim co-fundador e sócio diretor da SP Ventures à Exame.

Um dos principais desafios é a distância entre o produtor rural e o mercado financeiro. Muitos agricultores desconhecem as opções de crédito disponíveis e não possuem a estrutura necessária para acessar essas ferramentas. A Avra pretende mudar esse cenário por meio de um programa de educação financeira, que ensinará aos produtores como funciona o mercado de capitais e como tomar decisões mais estratégicas.

Além disso, a consultoria também enfrentará a concorrência dos grandes bancos, que já possuem uma presença consolidada no mercado rural. No entanto, a Avra acredita que pode se diferenciar ao oferecer um atendimento mais personalizado e soluções mais adequadas às necessidades dos pequenos e médios produtores.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos