Diferença de preço entre ovos brancos e vermelhos é recorde; mas por que um é mais caro que o outro?
Disponibilidade do ovo vermelho, que tradicionalmente já é menor, está atualmente ainda mais limitada, o que reforça o aumento nos preços desse tipo
por Redação Conexão Safra
em 23/04/2021 às 9h56
3 min de leitura
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, divulgados nesta segunda-feita 19/04, a recente valorização dos ovos comerciais se deu de forma mais intensa para o produto vermelho em detrimento do branco. Diante disso, dados do Cepea mostram que, na média da primeira quinzena de abril, a diferença entre os preços de comercialização dos ovos brancos e dos vermelhos foi a maior de toda a série histórica do Cepea, iniciada em 2013. Segundo pesquisadores, os valores dos dois tipos de ovos estão em alta, impulsionados pelas vendas aquecidas, pelo repasse dos custos de produção e pela oferta restrita.
No entanto, a disponibilidade do ovo vermelho, que tradicionalmente já é menor, está atualmente ainda mais limitada, o que reforça o aumento nos preços desse tipo. Esse contexto, por sua vez, se deve ao fato de a produção de ovos vermelhos ter sido prejudicada ao longo de 2020 e neste começo de 2021, devido, especialmente, ao alto custo de produção.
Qual a diferença entre os ovos brancos e vermelhos?
Segundo o Brasil Escola, "a diferença entre um ovo de coloração branca e um ovo de coloração amarela é a raça da galinha.
Geralmente, as galinhas que põem ovos vermelhos são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. Isso porque a composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha".
As galinhas que são criadas soltas e alimentam de milho e outros cereais, continua o site, como a galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, pois há maior concentração de ferro. Diferentemente das galinhas de granja que produzem gemas com coloração mais pálida, já que são alimentadas com rações e outros tipos de alimentos.
Mais Conexão Safra
Qual ovo é o mais nutritivo?
Segundo o site ovo.blog, se as galinhas brancas ou marrons forem criadas no mesmo sistema (granja ou livre em pasto), podemos afirmar que não haverão diferenças entre os ovos vermelhos e os ovos brancos. Logo, a história de os ovos vermelhos são mais nutritivos do que os ovos brancos não passa de um mito.
Então, porque os ovos vermelhos são mais caros?
Também segundo o ovo.blog, "devido ao processo de produção que envolve as galinhas marrons, outro fato que realmente pode diferenciar os ovos vermelhos dos ovos brancos é o preço. Isso porque o produtor tem um custo mais elevado com galinhas pertencentes à essa genética, que são maiores e mais resistentes e, portanto, se alimentam mais.