Mais lidas 🔥

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 13 de janeiro

Em recuperação
Influencer Kassiane Thayna é internada após grave acidente de moto

O Brasil conquistou mais uma abertura comercial no setor agropecuário. Desta vez, o acordo firmado com o governo da África do Sul permitirá a exportação de sementes de canola produzidas em território brasileiro para o país africano. A negociação fitossanitária foi concluída em parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A nova oportunidade de exportação representa um passo importante na diversificação dos parceiros comerciais do agronegócio brasileiro. Com mais de 63 milhões de habitantes, a África do Sul é um dos principais mercados do continente e, somente em 2024, importou aproximadamente 635 milhões de dólares em produtos agropecuários do Brasil — com destaque para carnes, açúcar, cereais e café.
Reconhecida como produtora relevante de oleaginosas na região, a África do Sul se apresenta como um destino estratégico para as sementes de canola brasileiras. A abertura também impulsiona o setor privado, ampliando o alcance de seus produtos no mercado internacional.
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro chega à marca de 394 aberturas de mercado desde o início de 2023, reflexo do esforço conjunto entre os órgãos oficiais para fortalecer a presença do Brasil no comércio exterior e garantir novas fontes de renda para o setor rural.




