Mercado externo

Brasil e EUA retomam negociações para tarifaço sobre exportações

Brasil e Estados Unidos avançam nas tratativas para rever tarifas impostas por Washington. Mauro Vieira e Marco Rubio se reuniram no Canadá

Foto: divulgação

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, grupo das maiores economias industriais do mundo. O encontro teve como foco o andamento das negociações bilaterais sobre tarifas comerciais.

Segundo o Itamaraty, o Brasil encaminhou aos Estados Unidos, em 4 de novembro, uma nova proposta de negociação, resultado de uma reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países. Vieira destacou que o objetivo é avançar nas tratativas conforme a orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que trataram do tema em um encontro recente na Malásia.

Os ministros concordaram em realizar uma nova reunião presencial nas próximas semanas para avaliar o estágio atual das conversas e buscar entendimento sobre as medidas tarifárias impostas por Washington.

Em 26 de outubro, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, Lula se reuniu com Trump por cerca de 50 minutos. O presidente brasileiro pediu a suspensão imediata do tarifaço enquanto as negociações estivessem em curso, argumentando que não há motivo para desavenças entre os dois países.

Em julho, o governo norte-americano anunciou um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, além da revogação de vistos de autoridades brasileiras. A medida gerou forte reação diplomática em Brasília.

“O Brasil tem interesse em ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há razão para que haja qualquer desavença. Quando dois presidentes se reúnem e colocam seus pontos de vista, a tendência natural é chegar a um acordo”, afirmou Lula.

Na semana passada, o presidente disse que voltaria a telefonar para Trump caso não houvesse avanços até o encerramento da COP30, que ocorre em Belém (PA).

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos